
Resumo - Samuel (Omar Sy) nunca foi de ter muitas responsabilidades. Levando uma vida tranquila ao lado das pessoas que ama no litoral sul da França, ele vê tudo mudar com a chegada inesperada de uma bebê de poucos meses chamada Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, ele corre para Londres a fim de encontrar a mãe biológica, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória se tornam inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina. Leia uma breve crítica abaixo:
A paternidade nos aproxima de um sentimento suave e agridoce de perdão por nossos pais, que agora somos nós. Dirigido pelo cineasta francês Hugo Gélin em seu segundo longa-metragem na carreira, "Uma Família de Dois" é um drama disfarçado de comédia com muitas reflexões sobre a paternidade e o modo de encarar a vida quando essa toma rumos jamais imaginados. Contando com o carisma e o talento do ator francês Omar Sy, o filme não deixa de ser um recorte dramático sobre o amor de um pai com sua filha.
Se a versão original investia forte nos clichês típicos dos mexicanos morando na ensolarada Califórnia, aqui a situação é replicada a partir de um típico morador da paradisíaca Riviera Francesa tendo que se adaptar a Londres - ou seja, muda-se as cidades mas não o conceito por trás delas.
Por mais que "Uma Família de Dois" siga à risca as mesmas propostas do longa original, a refilmagem ganha pontos preciosos em dois aspectos: a qualidade da produção e do elenco. Se "Não Aceitamos Devoluções" possuía uma ambientação sem grande apuro técnico e calcada especialmente no perfil de Eugenio Derbez, com seu semblante tristonho/preocupado a la Gato de Botas, aqui pode-se notar um claro capricho na forma como o filme foi rodado, seja na direção de arte ou na própria fotografia, necessariamente mais escura e urbana por retratar a capital inglesa. Da mesma forma, por não ser propriamente um comediante, Omar Say não possui cacoetes típicos que, em Derbez, por vezes soam como caricatura - sem falar que Sy é muito melhor ator na alternância entre momentos cômicos e dramáticos, como se pode notar nos anteriores "Intocáveis", "Samba" e "Chocolate".
Mas é de se louvar as boas intenções da produção que, como já apontado, funciona quando seus gêneros são abordados de forma isolada. Essa comédia dramática francesa é um recorte sobre a vida e a maneira como precisamos, às vezes, mudar para que as pessoas que amamos, e que nos cercam, tenham todas as ferramentas do mundo para se sentir feliz.
Uma Família de Dois (Demain tout commence): Jun/2017
Nacionalidade: França
Gênero: Comédia, Drama
Direção: Hugo Gélin
Roteiro: Hugo Gélin, Jean-André Yerles
Elenco: Omar Sy, Gloria Colston, Clémence Poésy, Antoine Bertrand, Ashley Walters, Ruben Alves, Alice David, Cécile Cassel
Fontes: Adoro Cinema, CinePop, Plano Crítico.
Por Ana Carolina dos Santos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.