
Na Mesopotâmia, séculos atrás, Ahmanet (Sofia Boutella) tem seus planos interrompidos justamente quando está prestes a invocar Set, o deus da morte, de forma que juntos possam governar o mundo. Mumificada, ela é aprisionada dentro de uma tumba. Nos dias atuais, o local é descoberto por acidente por Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), saqueadores de artefatos antigos que estavam na região em busca de raridades. Ao lado da pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis), eles investigam a tumba recém-descoberta e, acidentalmente, despertam Ahmanet. Ela logo elege Nick como seu escolhido e, a partir de então, busca a adaga de Set para que possa invocá-lo no corpo do saqueador.
"A Múmia", recentemente lançado nos cinemas, nada tem a ver com as versões de 1932 (com Boris Karloff) ou 1999 (com Brendam Fraser), e isto é o grande trunfo do filme.
Com a intenção de reestilizar o clássico, esta refilmagem é a pedra fundamental do chamado Dark Universe - um mundo que conecta as reinvenções dos clássicos monstros da Universal que marcaram o cinema de terror nos anos 1930 - como "Drácula" com Bela Lugosi, ou o "Frankenstein" com Boris Karloff.
Com um visão mais técnica, o novo "A Múmia" impressiona em certos momentos. Em especial na cena do avião, quando o espectador é jogado dentro de uma turbulenta sequência em queda livre. Situações parecidas surgem em outros breves momentos, como na capotagem de um carro e na brincadeira envolvendo um ônibus.
Longe daquele estilo "Indiana Jones" personificado por Brendan Fraser, desta vez a opção é em ressaltar uma certa dubiedade nos personagens principais de forma a mostrar o lado sombrio neles existentes, algo trabalhado desde a primeira aparição de Tom Cruise. Vale ressaltar também a claríssima influência dos "populares" zumbis na caracterização visual do exército formado por Ahmanet.
Divertido pelo caráter imersivo de certas sequências e pela qualidade de seus aspectos técnicos, em especial efeitos especiais e maquiagem, "A Múmia" de certa forma é competente no que se refere às cenas de ação.
Lançamento: Jun/2017.
Gênero: Fantasia, Aventura, Terror.
Nacionalidade: EUA.
Direção: Alex Kurtzman.
Roteiro: David Koepp, Christopher McQuarrie.
Elenco: Tom Cruise, Sofia Boutella, Annabelle Wallis, Russell Crowe, Jake Johnson, Courtney B. Vance, Marwan Kenzari, Stephen Thompson.
Por Ana Carolina dos Santos.
Fontes: Adoro Cinema, Plano Crítico, Omelete, Observatório do Cinema.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.