Não. Muito pelo contrário, o sol não é imprescindível à avicultura. Se possível, o melhor é evitá-lo dentro dos aviários. Assim, devem ser construídos com o seu eixo longitudinal orientado no sentido leste-oeste. "Nessa posição nas horas mais quentes do dia a sombra vai incidir embaixo da cobertura e a carga calorífica recebida pelo aviário será a menor possível", afirma Dr. Judas Tadeu de Barros Cotta, professor do Curso a Distância CPT Produção de Frangos de Corte, em Livro+DVD e Curso Online. Por mais que se oriente adequadamente o aviário em relação ao sol, haverá incidência direta de radiação solar em seu interior em algumas horas do dia na face norte, no período de inverno. Providenciar nesta face dispositivos para evitar este fato.
O que fazer com os frangos mortos devido ao calor?
As aves mortas devem ser recolhidas e depositadas numa fossa séptica. Esta consiste de um fosso, tipo cisterna, coberto com uma tampa de concreto, dotada de uma abertura por onde são lançados os cadáveres. Esse fosso deve ser construído em local afastado dos aviários, e protegido contra enxurradas e visitas de animais silvestres.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.