
A suinocultura é uma atividade que consome grande quantidade de água. Para se ter uma ideia, uma fêmea em fase de lactação, ingere mais de 50 litros de água ao dia. A água também é necessária para fazer a lavagem de instalações e escoamento de dejetos.
O desperdício, porém, é inadequado e causa problemas no momento de tratar os dejetos, já que a dissolução dos dejetos produzidos por suínos impede o seu aproveitamento de forma racional e consciente. Dessa forma, “fique atento às instalações mal adaptadas e mal conservadas, cuja regulagem inadequada de vasão de água pode causar o desperdício na granja”, ressalta Mariana Costa, Professora do Curso CPT Suínos: Produção e Principais Doenças.
Para o aproveitamento total da água na granja, é necessário trabalhar em um sistema fechado, ou seja, toda a água que circula na granja é tratada e reutilizada nas diversas fases da produção. Apesar do alto custo que o tratamento da água irá agregar à produção, é necessário considerar que essa é uma responsabilidade social e ambiental dos produtores.
O aproveitamento da água permite que muitas granjas adquiram selos de qualidade no produto final graças à gestão consciente da água na produção.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Veterinário de suínos? Conheça o aparelho reprodutor do macho
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.