
Inseminação artificial em bovinos é o ato de deposição do sêmen no útero da fêmea, por meio de materiais apropriados, sem a utilização da monta tradicional. Entende-se por inseminação artificial em bovinos é o ato de deposição do sêmen no útero da fêmea, por meio de materiais apropriados, em vez de ocorrer a cópula com um touro, com a finalidade de concepção.
Na inseminação artificial, a monta é substituída pela colocação do sêmen no aparelho reprodutivo da vaca. Utiliza-se, para a inseminação artificial de bovinos, um aplicador, que é introduzido na vulva da fêmea, atravessa a vagina, a cérvix e permite a deposição do sêmen na entrada do útero.
O sêmen utilizado na inseminação é diluído. Isso, porque, enquanto na monta, grande parte dos espermatozóides se perde no trajeto entre a entrada da cérvix e o útero, na inseminação, o número de espermatozóides que chega ao útero da vaca é o mesmo contido numa dose de sêmen. Esse alto índice de sobrevivência é que permite a diluição do sêmen. É claro que a fecundação dependerá também da presença do óvulo fértil no útero.
O manejo reprodutivo tem por objetivo fazer com que uma vaca tenha maior número de crias ao longo de sua vida, garantindo o maior tempo de lactação possível. E, ainda, faz com que as crias sejam animais geneticamente superiores. De forma geral, a inseminação tenta agir sobre estes dois aspectos: aproveitar ao máximo os cios da matriz, e fazer com que as crias tenham maior potencial produtivo, por conta do uso de sêmen de reprodutores melhoradores, a um custo relativamente baixo.
Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
Como se relacionam os parasitas e os bovinos
Identificação de cio em vacas
Zona de fuga e ponto de balanço em bovinos
Objetivos e vantagens da inseminação artificial em bovinos
A digestão nos bovinos
Localização e infraestrutura para confinamento bovino
Características dos bovinos para confinamento
Comportamento alimentar dos bovinos
O bem-estar animal na cadeia produtiva bovina
Casqueamento em bovinos
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.