
Os músculos Masseter e Pterigoideo são os músculos mastigatórios mais desenvolvidos no cavalo. “Esse desenvolvimento é resultado da extensa excursão lateral da mandíbula, associada à fase de impacto durante a mastigação”, afirma Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina a Campo.
O Masseter puxa a mandíbula e promove o seu deslizamento para o lado ipsilateral (excursão lateral da mandíbula) e também contribui para o seu fechamento. Os músculos Pterigoideos lateral e medial têm origem e inserções semelhantes aos do Masseter e repousam no aspecto medial da mandíbula.
O músculo Digástrico origina-se no osso occipital e insere-se no aspecto caudal da mandíbula; é um pequeno músculo, porque o esforço requerido para abertura da boca é pequeno, devido à ação da gravidade e apenas traciona caudalmente a mandíbula e abre a rima bucal (KÖNIG; LIEBICH, 2002).
Todo esse arranjo muscular, envolvido na mastigação resulta em potentes toneladas de forças mastigatórias. Isso indica que a contenção química e o uso de espéculo odontológico de boa qualidade são fundamentais para a segurança do odontologista e do paciente equino.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Especialidade em veterinária? Faça odontologia equina!
- Infecção dentária em cavalos: como diagnosticar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.