A pecuária brasileira está passando por uma boa fase. Principalmente no setor de exportações de carne bovina in natura para o Oriente. Portanto, é bem vantajoso investir nessa atividade, contanto que você faça uma boa gestão financeira dos negócios para aumentar sua rentabilidade.
Invista em tecnologia para aumentar a produtividade do rebanho
Embora os preços da carne bovina estejam em alta, eles podem sofrer variações conforme as mudanças no mercado. Lembre-se de que os índices econômicos são instáveis e podem influenciar na queda dos preços da carne.
Por isso, seja bem cauteloso e programe-se para o momento em que isso acontecer. Reserve capital e invista em tecnologia para aumentar a produtividade do rebanho, bem como a qualidade da carne. Dessa forma, você permanecerá no mercado mesmo em fases de baixa dos preços.
O investimento em tecnologia deve ter retorno
Se você investe R$ 70,00 por cabeça, mas obtém R$ 140,00 de retorno adicional, isso é muito mais vantajoso do que investir R$ 10,00 por cabeça e não obter lucros. Mais adiante, o primeiro investimento pode render uma lucratividade de 100 %, ao contrário do investimento baixo sem retorno financeiro. Portanto, antes de tudo, avalie bem os prós e os contras ao investir em tecnologia.
Enfim, para calcular o retorno sobre o investimento, deve-se levar em consideração toda a cadeia produtiva. Os custos com tecnologia têm de valer a pena não somente para o aprimoramento da produção, mas também devem render lucros. Caso contrário, você terá sérios prejuízos.
Segundo o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar, do Curso CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte, a adoção de tecnologia para aumentar a produtividade do rebanho é uma estratégia importante para gerar rentabilidade do negócio pecuário, mas é preciso alcançar um excelente nível de gestão para que o empreendimento alcance o sucesso.
Quem vende de forma regulada obtém melhores preços no mercado
Uma boa média de preço nem sempre é obtida elevando os preços de seus produtos. Em geral, quando o mercado está em alta, o pecuarista quer aumentar o valor de seus produtos e acaba não visualizando os lucros. Isso gera o chamado efeito de represamento.
O pecuarista espera preços maiores no mercado, mas quando as indústrias reduzem a oferta de compra, ele quer vender antes que o mercado ceda mais e a oferta geral aumenta. Com tais oscilações, ao invés de lucrar, o pecuarista acaba perdendo. Portanto, todo o cuidado é pouco!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Canal Rural.
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