
A função de compras é vital na atividade empresarial, principalmente quando se considera a tendência atual do comércio em reduzir as margens brutas de comercialização. Vender bem significa atender bem os consumidores em suas necessidades e interesses. E o bom atendimento em vendas começa com uma boa compra. Isso torna a área de compras um setor chave para atingir as metas em lucratividade e rentabilidade da empresa.
“A atividade de compras é, então, estratégica, e as empresas devem incluí-la em suas decisões como tal. Essa atividade deve ser pensada, estrategicamente, o tempo todo, e não somente quando falta produto ou na visita do fornecedor, ou ainda para aproveitar alguma promoção”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado, em Livro+DVD e Curso Online.
Por mais eficientes que sejam as empresas na gestão das despesas fixas e variáveis, é o lucro bruto, ou seja, a diferença entre o preço de venda e o preço de custo, que lhes permite alcançar os objetivos de lucro sobre as vendas e de retorno sobre o investimento. Isso significa que reduzir o custo de aquisição das mercadorias é um importante fator para melhorar a margem bruta de comercialização.
Os principais objetivos da administração de compras são:
- Eliminar erros na compra e perda nas vendas;
- Adquirir mercadorias com melhor margem e, ou maior rotatividade;
- Evitar interrupções no processo comercial;
- Adquirir o estoque a baixo preço;
- Manter um estoque no nível e bem controlado.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.