
O aumento salarial por mérito consiste na evolução do salário do empregado dentro da faixa salarial de seu cargo, decorrente de seu destacado desempenho. "Os aumentos salariais por mérito ocorrerão em função de verba disponível, prevista em orçamento", afirma Alexandre Pescuma, professor do Curso CPT Como Implantar um Plano de Cargos e Salários.
Para tanto, a diretoria, anualmente, em função da situação financeira da empresa, deverá definir um percentual do orçamento a ser utilizado para a concessão dos aumentos por mérito. São elegíveis para receber aumento por mérito os empregados ativos que:
- Estejam no cargo atual no mínimo há 1 ano.
- Não estejam no último step da faixa salarial do cargo.
- Apresentem desempenho superior ao exigido pelo cargo, na última Avaliação de Desempenho efetuada.
- Não possuam mais do que 05 (cinco) faltas injustificadas, nos últimos 12 meses.
- Não tenham recebido medidas disciplinares, nos últimos 12 meses.
Os empregados contemplados com aumento por mérito, receberão aumento salarial, correspondente a (01) step da faixa do cargo, por ano.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Aluisio Vieira
21 de jan. de 2022Tenho Uma dúvida: Esse "desempenho superior ao exigido pelo cargo, na última Avaliação de Desempenho efetuada" é apurada pelo chefe imediato mesmo não havendo plano de cargos e salários? E se houver outros empregados há mais tempo na mesma função? Isso pode gerar discriminação e um passivo trabalhista? Desde já, obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de fev. de 2022Olá, Aluísio! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Nesse caso, recomendo que você procure um especialista no assunto para que o mesmo possa sanar esta dúvida de forma mais eficiente.
Abraços!
Lorena