
Se você vai trabalhar no setor de compras de uma empresa, a primeira coisa que deve saber é que comprar significa procurar, adquirir e providenciar a entrega e o recebimento de materiais, suprimentos e máquinas necessárias para a manutenção, expansão e funcionamento da empresa, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado, em Livro+DVD e Curso Online.
Ao comprar qualquer produto, deve-se observar algumas características, como:
- Ter a qualidade especificada;
- Ser entregue no prazo pedido;
- Ter um preço justo;
- Ser vendável;
- Ter rápida reposição de estoque (rotatividade);
- Ser entregue na época solicitada;
- Ter preço que possibilite a venda com certa margem de lucro (lucratividade);
- E não gerar reclamações por parte do cliente.
Pode-se ver, conforme as características expostas, a importância de uma administração planejada das compras, pois compra mal feita traz complicações na manutenção, no funcionamento, nas vendas e na expansão da empresa.
O processo de compra envolve provavelmente a atividade mais crítica de uma empresa. À medida que as vendas vão se realizando, os níveis de estoques precisam ser reabastecidos para que novas vendas possam ocorrer. Portanto, o desenvolvimento adequado do ciclo de abastecimento de mercadorias consiste em uma função vital para a expansão de qualquer empresa.
Todas as empresas têm uma função de compras. Por exemplo, em empresas de produção, o departamento de compras adquire matérias-primas e, ou peças, de modo que o departamento de produção possa processá-las até um produto acabado, para que o departamento de marketing realize vendas. No varejo, compradores individuais adquirem roupas, brinquedos, móveis e outros itens dos produtores, para vendê-los para o consumidor final.
As tarefas da área de compras são:
- Identificar fornecedores potenciais;
- Avaliá-los;
- Fazer a cotação de preços;
- Negociar preços e termos de pagamento;
- Fazer os pedidos;
- Fazer o acompanhamento desses pedidos;
- Inspecionar carregamentos que chegam;
- E pagar aos fornecedores.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Iwankio
28 de fev de 2019Excelente conteúdo, bem escrito e fácil de ler. Parabéns https://www.iwankioconsulting.com.br

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de mar de 2019Olá, Iwankio!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site!
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli