
O cliente que propositadamente compra a prazo para não pagar é extremamente nocivo a qualquer empresa. A este ato, dá-se o nome de calote e a quem o pratica caloteiro.
“É bem diferente do devedor eventual que deixou de cumprir com suas obrigações por motivos inesperados, como doença, demissão ou outras coisas”, relata Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa Parte 1.
Há, porém, 16 maneiras de identificar os caloteiros e evitar que sua empresa caia em seus golpes, já que possuem características comuns. São elas:
1- Os caloteiros compram e aceitam sugestões do vendedor com extrema facilidade. Não levam em conta combinação de cor, ou tipo, numeração, instalação especial, compatibilidade de equipamentos;
2- As compras são muito superiores aos valores médios de venda a prazo da empresa;
3- Eles praticam calotes normalmente em dias de grande movimento, como sextas e sábados;
4- Os caloteiros ultrapassam o horário normal de funcionamento e vão fazer ficha quando o SPC já fechou, ou quando a loja está fechando;
5- Caloteiros normalmente querem levar a mercadoria na hora, mesmo necessitando de consertos e ajustes ou faltando peças;
6- Recusam-se a pagar o valor de entrada normal ou querem pagar com cheque;
7- Caloteiros são apressados (principalmente após a escolha) ou extremamente calmos;
8- Solicitam um crédito de valor alto; quando a empresa pede avalista eles reduzem gradativamente o valor do crédito, para ver se conseguem levar o que for possível;
9- Solicitam crédito em outras lojas da empresa no mesmo dia ou em dias próximos;
10- Os caloteiros moram em uma cidade ou bairro onde existe filial da empresa e vão fazer compras a crédito na loja de outra cidade;
11- Normalmente, seus documentos profissionais apresentam algumas irregularidades ou estão desatualizados (Carteira Profissional em dia, mas comprovante de pagamento de meses anteriores);
12- Muito cuidado quando lhe forem apresentadas várias referências de crédito recentes, de valores altos e a vencer;
13- Atenção quando várias pessoas registradas na mesma empresa, normalmente desconhecida, compram no mesmo dia ou em dias próximos;
14- Caloteiros apresentam documentos de autoridades “tarjados de verde/Amarelo”;
15- Aparência do cliente incompatível com a “idade” apresentada na documentação;
16- Falta de compatibilidade de conjunto.
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Por Silvana Teixeira.
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Comentários

Geraldo
21 de mar. de 2020Preciso de ajuda para escolher os melhores clientes

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de set. de 2021Olá, Geraldo! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com você, ok?!
Forte abraço!
Marcela Teixeira.