
Na Abordagem Clássica, Taylor elenca os princípios da administração científica como: planejamento, preparo e controle. De semelhante forma, Fayol definiu as funções do administrador como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
A Abordagem Neoclássica da Administração reorganiza esses elementos, propondo a administração como um processo composto de quatro funções administrativas, como aceitas até os dias atuais: planejamento, organização, direção e controle.
“Chamamos de processo porque formam uma sequência de atividades contínuas e recorrentes, razão pela qual é representado de forma cíclica. Assim, podemos afirmar que administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos da organização para alcançar objetivos previamente definidos”, explica Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.

Dentre as funções administrativas, duas merecem destaque:
1- Planejamento: envolve decisões sobre objetivos, definições de planos para alcançá-los e programação de atividades; e
2- Organização: função responsável por distribuir recursos e atividades para atingir os objetivos.
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Por Silvana Teixeira.
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