Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ovo de galinha caipira: componentes

O ovo é composto de uma camada calcária, responsável, principalmente, pela proteção de seus componentes internos e pela troca de gases entre o seu interior e o meio ambiente

Ovo de galinha caipira: componentes   Dicas Cursos CPT

 

O ovo é composto de uma camada calcária, responsável, principalmente, pela proteção de seus componentes internos e pela troca de gases entre o seu interior e o meio ambiente. Já a clara possui função de proteção e nutrição, produzindo substâncias antimicrobianas e nutrientes que são assimilados pelo embrião.

Na parte central do ovo, sustentado pelas charlazas, podemos encontrar a gema que possui uma tonalidade mais intensa. Ela é mais concentrada do que a clara, contendo menos água, mais proteína e uma quantidade considerável de gordura.

O ovo contém, em média, 15% de proteína e 12% de gordura, sendo esta bem emulsificada e facilmente assimilada. As proteínas, tanto da albumina da clara, quanto a vitelina da gema, são de alta qualidade.

“A gema é mais nutritiva que a clara, e contém a maior parte das vitaminas, minerais e gorduras, sendo muito rica em vitamina A, fósforo e ferro, além de grande quantidade de tianina e de vitamina D”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, em Livro+DVD e Curso Online.

Os ovos, assim como o leite, são de fácil digestão; sendo que 98% das proteínas são absorvidas e são aproximadamente iguais às proporções de utilização das gorduras.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!