WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 29Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Ordenha mecânica na produção de leite

A ordenha mecânica para a produção de leite de vaca é uma das mais importantes conquistas tecnológicas para o aumento da produção, produtividade e viabilidade econômica de uma fazenda de leite

Ordenha mecânica na produção de leite - A ordenha das vacas, deve ser feita sem interrupção, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo e sem umidade.

A ordenha das vacas, deve ser feita sem interrupção, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo e sem umidade.

O leite é o mais importante alimento de origem animal consumido pelo homem. A exigência na produção de leite é a de produzir mais leite de alta qualidade com uma composição que corresponda à expectativa do consumidor.

É seguro afirmar que os ganhos de produtividade advêm, basicamente, da adoção de tecnologias que melhoram a eficiência da produção leiteira. O desenvolvimento de um manejo específico para a vaca de leite enquanto produtora, bem como uma alimentação adequada para que haja um incremento na conversão para leite, também são importantes fatores na evolução desta atividade.

A ordenha das vacas, considerado o lucro da atividade leiteira, deve ser feita sem interrupção, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo, sem umidade e longe de outros animais.

É um momento que envolve vários mecanismos fisiológicos responsáveis em estimular o organismo da vaca a produzir leite, influenciando sua capacidade de ingerir alimentos e, logicamente, sua saúde.

A possibilidade de interação dos aspectos biológicos do animal, direcionados para a produção de leite de alta qualidade com a produtividade, é responsabilidade específica das técnicas de ordenha e sua rotina. Além disso, oferece, nesse momento, a oportunidade de controlar e observar o animal.

Também é por meio do estímulo que se evita que o leite fique retido no úbere (leite residual), o que é feito normalmente pelas crias; no entanto, para segurança do produto como fonte de alimento humano, o estímulo deve ser feito pelo ordenhador, ao lavar, secar e descartar os primeiros jatos do teto (jatos contaminados por microrganismos).

A ordenha mecânica é realizada por uma máquina, conhecida por ordenhadeira, que constitui o principal mecanismo existente em um sistema de produção de leite. É o único equipamento que fica em contato direto com a vaca de leite pelo menos duas vezes por dia, durante 365 dias do ano.

A ordenha mal feita e o uso incorreto da ordenhadeira podem diminuir significativamente a produtividade e a rentabilidade da exploração leiteira, pois podem resultar em menos leite, de pior qualidade, aumentando a incidência de mamite, e também o custo de produção.

Para que isso não ocorra, é necessário, por parte do operador, um conhecimento elementar sobre aspectos básicos da anatomia e fisiologia do úbere, manejo da lactação, funcionamento da ordenhadeira, comportamento da vaca em lactação e especialmente das normas de higiene.

Somente a partir dessa conscientização permite-se, na prática, o manejo correto da ordenha.

Vantagens da ordenha mecânica:

- melhor qualidade do leite;
- maior facilidade de operação / manejo;
- menor tempo de ordenha;
- menor mão de obra; e
- melhor rotina de ordenha.

 

Aprimore seus conhecimentos. Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.

Acesse o link abaixo e aprenda mais sobre o assunto:


Manejo correto da ordenha contra a mastite

Volumosos e concentrados na alimentação de vacas leiteiras

Proteína e energia na alimentação de gado de leite

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!