WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ordenha mecânica na produção de leite

A ordenha mecânica para a produção de leite de vaca é uma das mais importantes conquistas tecnológicas para o aumento da produção, produtividade e viabilidade econômica de uma fazenda de leite

Ordenha mecânica na produção de leite - A ordenha das vacas, deve ser feita sem interrupção, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo e sem umidade.

A ordenha das vacas, deve ser feita sem interrupção, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo e sem umidade.

O leite é o mais importante alimento de origem animal consumido pelo homem. A exigência na produção de leite é a de produzir mais leite de alta qualidade com uma composição que corresponda à expectativa do consumidor.

É seguro afirmar que os ganhos de produtividade advêm, basicamente, da adoção de tecnologias que melhoram a eficiência da produção leiteira. O desenvolvimento de um manejo específico para a vaca de leite enquanto produtora, bem como uma alimentação adequada para que haja um incremento na conversão para leite, também são importantes fatores na evolução desta atividade.

A ordenha das vacas, considerado o lucro da atividade leiteira, deve ser feita sem interrupção, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo, sem umidade e longe de outros animais.

É um momento que envolve vários mecanismos fisiológicos responsáveis em estimular o organismo da vaca a produzir leite, influenciando sua capacidade de ingerir alimentos e, logicamente, sua saúde.

A possibilidade de interação dos aspectos biológicos do animal, direcionados para a produção de leite de alta qualidade com a produtividade, é responsabilidade específica das técnicas de ordenha e sua rotina. Além disso, oferece, nesse momento, a oportunidade de controlar e observar o animal.

Também é por meio do estímulo que se evita que o leite fique retido no úbere (leite residual), o que é feito normalmente pelas crias; no entanto, para segurança do produto como fonte de alimento humano, o estímulo deve ser feito pelo ordenhador, ao lavar, secar e descartar os primeiros jatos do teto (jatos contaminados por microrganismos).

A ordenha mecânica é realizada por uma máquina, conhecida por ordenhadeira, que constitui o principal mecanismo existente em um sistema de produção de leite. É o único equipamento que fica em contato direto com a vaca de leite pelo menos duas vezes por dia, durante 365 dias do ano.

A ordenha mal feita e o uso incorreto da ordenhadeira podem diminuir significativamente a produtividade e a rentabilidade da exploração leiteira, pois podem resultar em menos leite, de pior qualidade, aumentando a incidência de mamite, e também o custo de produção.

Para que isso não ocorra, é necessário, por parte do operador, um conhecimento elementar sobre aspectos básicos da anatomia e fisiologia do úbere, manejo da lactação, funcionamento da ordenhadeira, comportamento da vaca em lactação e especialmente das normas de higiene.

Somente a partir dessa conscientização permite-se, na prática, o manejo correto da ordenha.

Vantagens da ordenha mecânica:

- melhor qualidade do leite;
- maior facilidade de operação / manejo;
- menor tempo de ordenha;
- menor mão de obra; e
- melhor rotina de ordenha.

 

Aprimore seus conhecimentos. Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.

Acesse o link abaixo e aprenda mais sobre o assunto:


Manejo correto da ordenha contra a mastite

Volumosos e concentrados na alimentação de vacas leiteiras

Proteína e energia na alimentação de gado de leite

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!