
O milho é o alimento energético mais utilizado em nutrição animal, sendo de grande utilidade para a alimentação de bovinos de corte e de leite. “Por isso, é um produto que estará sempre presente em uma fábrica de ração, como ingrediente usado em maior quantidade nas formulações preparadas”, afirma Jorge Prado Borges Neto, professor do Curso a Distância CPT Fabricação de Ração na Fazenda.
Quando o objetivo é a engorda dos animais, que pode ser a pasto ou em sistema intensivo, o nutriente mais limitante é a energia, e o milho garante esse suprimento, pois é um alimento rico em energia (84% de NDT) e pobre em proteína. Sendo o principal e mais usado concentrado energético, o milho possui boa aceitabilidade por parte dos animais e ótima disponibilidade no mercado.
O milho pode ser utilizado para compor 100% da porção energética do concentrado. A recomendação de moagem para o milho (quirera de milho) é em peneiras de 2 a 5 mm, porém, quando o concentrado passa de 60% da dieta, o recomendado é uma granulometria um pouco mais grosseira. Essa recomendação ocorre pelo fato de a moagem mais fina ser indicada por ser mais bem aproveitada pelos microrganismos do rúmen, e a moagem mais grossa para evitar distúrbios digestivos. Em quantidades maiores, a degradação dos carboidratos é mais lenta, causando acidose.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Quando e por que eu devo suplementar meu gado?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.