WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fatores que limitam o desenvolvimento de forrageiras em pastagens

A característica física do solo mais limitante para a maioria das espécies forrageiras são solos de perfil raso: lajes de pedras muito rasas e solos com muitas pedras e cascalhos

Fatores que limitam o desenvolvimento de forrageiras em pastagens   Dicas Cursos CPT

 

A característica física do solo mais limitante para a maioria das espécies forrageiras são solos de perfil raso. “Lajes de pedras muito rasas e solos com muitas pedras e cascalhos limitam o crescimento das raízes”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Pastagens. Somente algumas espécies forrageiras se adaptam a essas condições. Outra característica da maioria das espécies forrageiras é a baixa adaptabilidade a solos encharcados. Em sua maioria, elas são mais adaptadas a solos bem drenados.

As características químicas do solo são, na maioria dos casos, de manejo viável. Solos pouco férteis ou ácidos podem ser corrigidos e adubados. A quase totalidade das forrageiras não é produtiva em solos pouco férteis e não adubados.

Avaliar todos os pré-requisitos de adaptabilidade da planta forrageira ao clima, ao solo e ao pastejo, é fundamental para o sucesso da implantação das pastagens e para a otimização da produção de forragem.

A produtividade e qualidade das espécies forrageiras estão mais relacionadas ao manejo das pastagens e ao ambiente de cultivo do que a origem genética da forrageira propriamente dita. O fenótipo da forrageira, ou seja, o que a forrageira pode expressar, depende do seu potencial genético (genótipo), do ambiente em que será cultivada e pode depender, em maior ou menor grau, de acordo com a característica avaliada, da interação entre esses dois fatores. O genótipo da planta não varia, porém, sua interação com o meio é responsável por variações na qualidade nutricional da forragem que produz e em sua produção de biomassa, em termos de quantidade.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Insetos: importantes agentes na degradação de pastagens!
- Você sabia? Obter pastagens de qualidade é possível e fácil!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?