
A adubação pastagens deve ser feita no final do período das chuvas (fevereiro a março), quando as condições climáticas ainda são favoráveis para que as forrageiras respondam à adubação, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte, em Livro+DVD e Curso Online.
A adubação nitrogenada é a mais usada, pois esse nutriente melhora a eficiência de uso da água e da fotossíntese pelas forrageiras, além de estimular o aparecimento de novos perfilhos e aumentar a longevidade das folhas. Dessa forma, a forrageira permanecerá verde por mais tempo e terá uma estrutura mais apropriada para estimular o consumo de MS pelos animais (maior proporção de folhas e maior densidade).
Devido à menor resposta das forrageiras à adubação, no final do período chuvoso, quando comparada com a resposta alcançada na primavera-verão, essa técnica deve ser usada apenas em pastagens com bom estande de plantas e em solos corrigidos, para que a resposta seja a mais eficiente possível, e para categoria animal de alta resposta, como bezerros desmamados, novilhas de reposição, primíparas e novilhos precoces.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.