
O processo de fenação começa quando a planta é cortada. A partir daí, vai ocorrer a secagem, que, quanto mais rápida, determinará menores perdas de qualidade, o que vai garantir uma forragem conservada de valor nutritivo mais elevado.
“Para que seja possível fazer a secagem da forma mais rápida possível, diversas ações são necessárias, por exemplo, atentar-se ao fator clima e temperatura antes de realizar a colheita da planta”, afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização.
O sol, por ser a fonte de calor para a desidratação, é fator importante na secagem a campo, para promover perda de água mais rápida. Logo, se há opção de escolher o período de corte, deve-se dar preferência aos dias em que há previsão de sol. Ou seja, os cortes devem ser feitos, preferencialmente, em dias ensolarados, com pouca nebulosidade, baixa umidade relativa do ar, em que ocorram ventos e a temperatura se mantenha elevada.
Também, visando acelerar a secagem, são usadas operações de viragem da forrageira cortada, que pode ser feita com maior ou menor frequência, dependendo da necessidade de aceleração do processo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Qual leguminosa é mais usada para a produção de feno? A alfafa!
- Vai plantar feno? Escolha uma forrageira que desidrate rápido!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.