
As funções administrativas de um administrador de empresas baseiam-se em dois princípios: planejar e organizar. “O planejamento, que envolve, além de decisões sobre objetivos, as definições de planos para alcançá-los; e a organização, que tem por objetivo distribuir recursos e atividades, visando atingir os objetivos propostos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
É correto afirmar, então, que o planejamento visa antecipar cenários e preparar a empresa para as oportunidades e os problemas que poderão surgir. Por isso mesmo, deverá ser trabalhado de forma a guiar essa caminhada até que o objetivo proposto seja alcançado. Salienta-se, ainda, que a segunda função do processo administrativo, a organização, deverá ter foco nos recursos, de forma a viabilizar o esforço de execução do que foi planejado.
Conclui-se, desse modo, que essas funções são complementares de tal forma que devemos sempre pensar no planejamento como a definição do que deve ser feito, e na organização como a definição de como será feito.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Quer saber mais sobre o Curso? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Afinal, o que faz um administrador de empresas?
- Administrador de empresas: uma única pessoa em vários papéis
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.