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Administrador de empresas: uma única pessoa em vários papéis

Por meio de relações com indivíduos internos e externos à organização, o administrador desenvolve papéis de líder, porta-voz, empreendedor, negociador, disseminador e solucionador de conflitos

Administrador de empresas: uma única pessoa em vários papéis   Artigos Cursos CPT

 

Como realizam tarefas variadas e com curto tempo para decidir, os administradores dependem das relações com indivíduos internos e externos à organização para obterem informações com vistas à tomada de decisão.

Como defendido por Henry Mintzberg citado por Sobral e Peci: Os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam, que, por sua vez, lhes confere status. Esse status cria uma responsabilidade de estabelecer relações interpessoais com os subordinados, pares, superiores, assim como com indivíduos e grupos externos à organização (MINTZBERG apud SOBRAL e PECI, 2013, p. 16).

“Por meio dessas relações, o administrador desenvolve papéis de líder, porta-voz, empreendedor, negociador, disseminador e solucionador de conflitos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.

Com formação diversificada, a pessoa responsável por tomar decisões em uma organização precisa ter uma visão ampla do ambiente no qual a organização está inserida, dos processos e do comportamento organizacional. Para isso, torna-se necessário ter bem desenvolvidos seu CHA - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Em outras palavras, é o saber. Resultado do aprender continuamente, do saber ampliar e compartilhar o conhecimento. Conhecimento, é o saber fazer. Saber utilizar o conhecimento para resolver problemas e inovar, isto é, transformar o conhecimento em resultado. A habilidade é o saber fazer acontecer. Ter uma postura empreendedora, proativa e inovadora. Agir como um agente de mudança e a atitude, por fim, é ser capaz de por em prática os mais variados papéis gerenciais.

A administração das organizações está se tornando cada vez mais complexa diante dos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos da nova era. Para desempenhar sua função, o gestor deve buscar, continuamente, desenvolver as habilidades conceituais, humanas e técnicas.

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Quer saber mais sobre o Curso? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Afinal, o que faz um administrador de empresas?
- O que faz uma empresa prosperar? A.D.M.I.N.I.S.T.R.A.Ç.Ã.O!

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

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