
Segundo Palmer (2013), se a água tem mau cheiro ou odores como o do cloro, geralmente, eles podem ser removidos, efetuando-se uma simples fervura. O cervejeiro deve se informar quanto ao processo de tratamento de água utilizado pela fornecedora local, pois algumas estações de tratamento de água utilizam, no lugar do cloro, um composto químico chamado Cloramina, cuja fórmula é NH2Cl, em vez do Cloro, para matar bactérias. "A Cloramina não pode ser removida com a fervura e causará um gosto "medicinal" na cerveja. Ela pode ser removida usando-se um filtro de carvão ativado", afirma Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, em Livro+DVD e Curso Online.
Em conjunto com a fervura, os filtros de carvão ativado são indicados para remover a maior parte dos odores e sabores devidos à dissolução de gases e substâncias orgânicas na água a ser utilizada no processo de fabricação da cerveja. Esses filtros apresentam custos relativamente baixos.
Outra forma de eliminar a cloramina e outros compostos que conferem odor a água é o uso de tablete à base de metabissulfito de potássio, com diversos nomes comerciais, como Campden, que podem ser encontrados na loja de materiais para produção de cerveja ou vinho. Um tablete vai tratar aproximadamente litros de água.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.