
O mercado para um empresa limpadora é muito amplo, e engloba desde tarefas mais simples até limpeza de superfícies mais complexas.
Além de fazer a limpeza dos diversos tipos de superfícies, os funcionários da empresa de limpeza devem limpar outras superfícies existentes em diversos ambientes, como:
- hidrantes e extintores de incêndio;
- portas;
- telefones públicos;
- elevadores.
1) Hidrantes e extintores de incêndio: a limpeza dessas superfícies consiste em se fazer a retirada da poeira que eventualmente possa estar presente nas mesmas, utilizando-se, para isso, apenas um pano seco e macio. Entretanto, sempre que estes equipamentos forem limpos, a empresa deverá fazer uma comunicação para os responsáveis.
2) Portas: para limpar portas, em geral, utilizam-se somente esponjas ou fibras macias umedecidas com detergente diluído em água. Entretanto, no caso das maçanetas, devido ao frequente toque das mãos dos usuários, é uma região que, normalmente, fica mais suja. Nesta parte poderá ser necessário utilizar uma pasta removedora de manchas.
Após a remoção de eventuais manchas e da limpeza das portas, deve-se utilizar um pano limpo, levemente umedecido, para retirar o excesso de produtos, tanto das portas como das maçanetas e dos batentes. Feito isso, deve-se aplicar ao redor da maçaneta uma leve camada de produto tipo lustra-móveis, para evitar o incrustamento de novas sujidades.
3) Telefones públicos: é comum situações em que existam telefones públicos localizados no interior de prédios comerciais. Estes deverão ser limpos utilizando-se apenas um pano limpo e macio e, levemente umedecido em álcool.
Como o teclado, o gancho e o fone são partes do aparelho que durante o uso poderão ficar em contato com os usuários, elas deverão receber atenção especial durante a limpeza.
4) Elevadores: para se fazer a limpeza de elevadores, deve-se proceder da mesma forma recomendada para os telefones públicos, ou seja, utilizar apenas um pano limpo e macio, levemente umedecido em álcool, que deverá ser passado nas portas e nos comandos dos elevadores. Portanto, nunca se deve pulverizar qualquer produto diretamente sobre o teclado, para não haver escorrimento para dentro da caixa de comandos internos, o que poderia causar um curto circuito no aparelho. Além disso, no momento de realizar a limpeza, os elevadores deverão estar sempre desligados.
Aprimore seus conhecimentos:
- Conheça o Curso CPT Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza
- Conheça os Cursos CPT da área Como Montar Pequenas Empresas
Por: Ana Carolina dos Santos
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.