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Como administrar uma empresa

A boa administração de uma empresa consiste em encontrar o equilíbrio mais favorável à empresa.

Estratégias de como administrar uma empresa devem considerar a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes.

Estratégias de como administrar uma empresa devem considerar a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes.

A melhor estratégia de como administrar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos e colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço.

Quais são os fatores que dificultam a ação dos administradores?

No ambiente externo, a concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes, a globalização, dentre outros, exigem que a empresa esteja sintonizada com essas transformações, e tome decisões em tempo de manter ou melhorar suas posições. A velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, o concorrente e o fornecedor é alta, e o administrador deve buscar, insistentemente, informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros para sua empresa.

No âmbito interno, o administrador deve voltar-se para as necessidades do cliente, refletindo não somente a respeito da área de marketing, comercial ou financeira, mas mobilizando todos ao trabalho em sintonia, para obter o melhor produto ou serviço, com o melhor preço.

Quando não existe harmonia entre os setores que contribuem para o objeto de ação da empresa, que sempre será a satisfação do cliente, qualquer estratégia será improdutiva.

Vivemos em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. Aquele que esperar para ver o que acontece, corre sérios riscos. A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.

A mudança da sociedade é impulsionada por dois grandes fenômenos: a globalização e o ciclo de vida curto dos produtos. Em termos bem simples, globalização significa que não existe mais fronteira nem interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais. Nada, nem ninguém ficará fora da competição global.

De qualquer lugar do mundo, uma empresa pode dominar mercados mundiais.

De qualquer lugar do mundo, uma empresa pode dominar mercados mundiais.


O ciclo de vida dos negócios diminui muito a cada ano, principalmente aqueles mais dependentes de tecnologia. Esse ciclo começa no momento em que ele surge, com o lançamento de produtos e serviços, até o seu declínio. Esse raciocínio serve também para um ou mais produtos.

O produto é introduzido no mercado, normalmente com prejuízo, cresce em vendas, e consequentemente a empresa começa a experimentar lucros crescentes. A maturidade é alcançada em função do aumento da concorrência ou do atendimento da demanda, quando os lucros se estabilizam, até perder participação de mercado com consequente queda dos lucros.

O período que vai da introdução ao declínio, que há uns 30 a 40 anos durava 10 anos, atualmente, em alguns negócios, dura um ano apenas. Na área de telefonia celular, por exemplo, dura seis meses, aproximadamente. Uma mercearia, cujo ciclo poderia durar 20 anos, hoje, com a presença das grandes redes de supermercado próximos a ela, pode durar dois anos.

Então perguntamos: Qual é a salvação para essas empresas?

Não há dúvidas de que a salvação é buscar novos tipos de gestão, usando a informação como insumo para este novo modelo gestão empresarial.

Informação que antes era um problema para as empresas, hoje é a solução. Atualmente ela é a matéria-prima para que o administrador conheça como e quando fazer. A informação hoje caminha na velocidade da luz. Está acessível em tempo real, nas empresas por meio da internet, por meio de jornais, revistas, por meio do telefone celular, enfim, a informação hoje tem custo praticamente zero para as empresas.

As informações sobre as tendências do negócio estão na mente também do administrador. É difícil a sua codificação. Isso significa que, quando um funcionário deixa a empresa, ele leva consigo o conhecimento tático. Nós podemos afirmar então que, segundo a premissa, o sucesso da empresa está intimamente relacionado à forma com que as pessoas atuam nessa organização. Ou seja, o sucesso do empreendimento está intimamente ligado à gestão de pessoas. São as pessoas que geram resultado para a empresa. Questões como felicidade, satisfação, desempenho, liderança e motivação constituem temas-chave na atual administração das empresas de sucesso.

No terceiro milênio, o sucesso de uma organização depende do valor que ela dá ao conhecimento tático, codificado como insumo para o aprendizado e a inovação.

Neste cenário, a pessoa é o principal ator do processo: o empresário, o empregado ou colaborador e o cliente.

A boa administração de uma empresa acontece quando há sinergia entre esses atores.

 

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