
Segundo Gilberto Costa Braga, professor do Curso a Distância CPT Cultivo do Cogumelo Champignon, em Livro+DVD e Curso Online, "Sim, e muito. O cogumelo tem sido considerado um alimento de luxo, dando-se grande destaque às suas características sensoriais omitindo-se, porém, seu valor nutritivo, que é bastante alto, principalmente em vitaminas".
Teor de vitaminas no cogumelo fresco (100g cogumelo fresco)
VitaminaB1(Tiamina) - 0,12 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 0,52 mg
Vitamina C - 8,60 mg
Niacina (ácido nicotínico) – 5,85 mg
Ácido pantotêmico - 2,38 mg
Comparando-se o valor nutritivo do cogumelo com vegetais, conclui-se que o seu teor de proteína é muito maior do que a maioria das frutas e legumes. Assim, a cenoura contém apenas 0,6%, a batata 1,4% e a alface 1,1%, comparadas a 3,94% de proteína no cogumelo. O teor de gorduras é baixo, mas a maioria dos vegetais e frutas não as possuem. O teor de vitaminas é excepcionalmente alto. O cogumelo é melhor fonte de niacina, riboflavina e vitamina C, do que a maioria dos vegetais.
Segundo RAJARATHNAM & BANO(1989), os processos fotossintéticos terrestres fixam manualmente 150 bilhões de toneladas de matéria verde. Deste montante, apenas 11% devem-se a áreas cultivadas e, mesmo assim, somam a astronômica quantia de16 bilhões de toneladas que poderiam ser mais racionalmente aproveitadas pelo homem. Estima-se, entretanto, que 13,5 bilhões de toneladas são perdidas no campo (quase a totalidade) e, uma pequena fração é descartada como lixo, subprodutos e esgotos agroindustriais e urbanos.
Se esses resíduos fossem aproveitados, considerando uma produtividade de cogumelos de apenas 10% (em bases úmidas, na Europa chega-se a produtividade maior que 35%), obter-se-iam 1,35 bilhões de toneladas de cogumelo fresco que, para uma população mundial de 6 bilhões de habitantes, dariam para suprir 225 kg de cogumelo fresco/habitante ano. Sabe-se, entretanto, que pela riqueza dos cogumelos em bases púricas epirimídicas (componentes dos ácidos nucleicos), só é recomendável o consumo de no máximo 0,3 kg de cogumelo fresco/habitante.dia (108 kg cog.fr./habitante.ano). Em outras palavras, a produção de cogumelos com os resíduos agroindustriais atuais poderia suprir em dobro a dieta de toda a população mundial.
Obviamente que estamos muito longe deste potencial e, nos países mais desenvolvidos da Europa, o consumo de cogumelos ainda está abaixo de 3 kg de cogumelo fresco/habitante. ano, enquanto que no Brasil ainda não atinge 70 g de cog.fresco/habitante.ano.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Cogumelos Comestíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.