
Atualmente, procura-se encontrar meios que diminuam os custos de produção, e que aumenta a margem do lucro. Assim, o eucalipto, uma madeira de custo acessível e encontrada em quase todas as regiões do Brasil, está sendo muito utilizada pelos produtores de shiitake. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na escolha e preparação das toras, como explica o professor Augusto Ferreira do Curso CPT de Cultivo de Cogumelo Shiitake, devido à grande variabilidade de materiais genéticos de eucalipto disponíveis, alguns deles inadequados ao cultivo do shiitake.
Deve-se ter uma atenção especial com madeiras resinosas e aromáticas como no caso de E. Citriodora e Pinus spp., pois alteram o sabor do cogumelo devido às suas características químicas.
Outro fator a ser considerado é o tamanho da madeira a ser utilizada no processo produtivo. Embora não haja um padrão para o comprimento da tora, normalmente, utilizam-se toras de aproximadamente um metro (de 80 a 120 cm) para facilitar o seu manuseio. Existe uma tendência de utilização de toras de 2 a 2,20 m, em função de algumas vantagens que ela apresenta:
— menor número de pontas por metro de tora, diminuindo proporcionalmente à área a probabilidade de ataques de pragas e colonização por microrganismos oportunistas e competidores, além de menor perda proporcional de umidade da tora, também em função da área;
— menor custo, pois é necessário menor número de cortes e quantidade de sementes (nas pontas das toras são feitos de 4 a 6 furos a 5 cm da extremidade);
— maior produtividade, pois a utilização otimiza a relação área em produção x área total;
O maior comprimento das toras permite melhor condição de cultivo e de utilização da área de produção.
Com relação ao diâmetro, tudo indica íntima relação com as características da produção. As toras com diâmetro menor (5 a 8 cm) têm a vantagem de produzir rapidamente, mas sua vida útil é menor e possuem a tendência de produzir cogumelos com chapéu (píleo) pequeno e pé (estipe) fino. Já as toras com diâmetro superior a 15 cm possuem uma vida útil maior, casca-grossa, cerne de maior volume e demoram mais para produzir, o que aumenta a chance de contaminações.
Recomenda-se, portanto, um meio-termo entre essas duas possibilidades descritas, o que resultaria em algo em torno de 10 a 12 cm de diâmetro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Arlei de Oliveira lima
10 de set. de 2023Tenho um sitio em Teresopolis rio de janeiro, gostaria de saber onde adquirir toras de eucalipto na regiao por um preço acessivel, podem me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de set. de 2023Olá, Arlei de Oliveira Lima! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Josmar de souza
20 de ago. de 2023Quero conhecer melhor os cursos

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de ago. de 2023Olá, Josmar de souza! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Daniela R Miranda
18 de fev. de 2022Boa tarde. Qual o preço medio nda tora para shitake? Tem produtores/fornecedores de toras para indicar?

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de fev. de 2022Olá, Daniela! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
O CPT trabalha com a comercialização de cursos de capacitações à distância, não fazemos indicações de fornecedores.
Abraço!
Lorena

Jorge luis Fernandes
9 de set. de 2020Além do eucalipto tem outras variedades de madeira que se possa inocular com shitake?

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de set. de 2020Olá, Jorge
Como vai?
Agradecemos sua visita a nosso site!
O eucalipto é uma madeira de custo acessível e encontrada em quase todas as regiões do Brasil, está sendo muito utilizada pelos produtores de shiitake
O ideal seria você procurar produtos em sua região para que os mesmos possam orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika