
Atualmente, procura-se encontrar meios que diminuam os custos de produção, e que aumenta a margem do lucro. Assim, o eucalipto, uma madeira de custo acessível e encontrada em quase todas as regiões do Brasil, está sendo muito utilizada pelos produtores de shiitake. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na escolha e preparação das toras, como explica o professor Augusto Ferreira do Curso CPT de Cultivo de Cogumelo Shiitake, devido à grande variabilidade de materiais genéticos de eucalipto disponíveis, alguns deles inadequados ao cultivo do shiitake.
Deve-se ter uma atenção especial com madeiras resinosas e aromáticas como no caso de E. Citriodora e Pinus spp., pois alteram o sabor do cogumelo devido às suas características químicas.
Outro fator a ser considerado é o tamanho da madeira a ser utilizada no processo produtivo. Embora não haja um padrão para o comprimento da tora, normalmente, utilizam-se toras de aproximadamente um metro (de 80 a 120 cm) para facilitar o seu manuseio. Existe uma tendência de utilização de toras de 2 a 2,20 m, em função de algumas vantagens que ela apresenta:
— menor número de pontas por metro de tora, diminuindo proporcionalmente à área a probabilidade de ataques de pragas e colonização por microrganismos oportunistas e competidores, além de menor perda proporcional de umidade da tora, também em função da área;
— menor custo, pois é necessário menor número de cortes e quantidade de sementes (nas pontas das toras são feitos de 4 a 6 furos a 5 cm da extremidade);
— maior produtividade, pois a utilização otimiza a relação área em produção x área total;
O maior comprimento das toras permite melhor condição de cultivo e de utilização da área de produção.
Com relação ao diâmetro, tudo indica íntima relação com as características da produção. As toras com diâmetro menor (5 a 8 cm) têm a vantagem de produzir rapidamente, mas sua vida útil é menor e possuem a tendência de produzir cogumelos com chapéu (píleo) pequeno e pé (estipe) fino. Já as toras com diâmetro superior a 15 cm possuem uma vida útil maior, casca-grossa, cerne de maior volume e demoram mais para produzir, o que aumenta a chance de contaminações.
Recomenda-se, portanto, um meio-termo entre essas duas possibilidades descritas, o que resultaria em algo em torno de 10 a 12 cm de diâmetro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Daniela R Miranda
18 de fev. de 2022Boa tarde. Qual o preço medio nda tora para shitake? Tem produtores/fornecedores de toras para indicar?

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de fev. de 2022Olá, Daniela! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
O CPT trabalha com a comercialização de cursos de capacitações à distância, não fazemos indicações de fornecedores.
Abraço!
Lorena

Jorge luis Fernandes
9 de set. de 2020Além do eucalipto tem outras variedades de madeira que se possa inocular com shitake?

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de set. de 2020Olá, Jorge
Como vai?
Agradecemos sua visita a nosso site!
O eucalipto é uma madeira de custo acessível e encontrada em quase todas as regiões do Brasil, está sendo muito utilizada pelos produtores de shiitake
O ideal seria você procurar produtos em sua região para que os mesmos possam orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika