
Durante todo o processo de produção de cogumelos comestíveis, poderão ocorrer contaminações das matrizes e sementes. As mais comuns são causadas por fungos. “Apesar de apresentarem odor pouco pronunciado, manifestam-se como bolores em cores variadas”, afirma Dr. Augusto Ferreira da Eira, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake. Já as contaminações bacterianas, quando visíveis, apresentam aspecto leitoso. O meio torna-se muito úmido ou viscoso e com odor alterado.
Independente de qual seja a contaminação, o material contaminado deve ser imediatamente eliminado e o produtor de sementes deve buscar as causas da contaminação. As que se iniciam na parte superior tem sua origem provável nos processos de inoculação ou matrizes já contaminadas, e as contaminações que se iniciam no centro e no fundo são, geralmente, decorrentes de uma autoclavagem insuficiente.
O micélio saudável têm cheiro característico, similar ao do cogumelo fresco e apresenta cor branca. Após a inoculação do substrato "semente", os frascos devem ser incubados à temperatura de 25oC (± 1oC) por 30 a 40 dias, quando o inoculante estará pronto para uso dos fungicultores.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Dica de uma fonte alternativa de proteína bruta? Cogumelos comestíveis!
- Quais cogumelos comestíveis cultivar e vender? Shimeji e Hiratake!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Cogumelos Comestíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.