
As hifas multiplicam-se no solo ou sobre outro substrato, ou, ainda, no laboratório, em meio de cultura, formando o micélio.
Os fungos reproduzem-se sexuadamente por intermédio de esporos ou assexuadamente (reprodução vegetativa), pela multiplicação de qualquer fragmento do corpo de frutificação ou do micélio.
A reprodução sexuada inicia-se pela germinação do esporo originado das basídias localizadas nas lamelas sob o chapéu, produzindo filamentos denominados de hifas. As hifas multiplicam-se no solo ou sobre outro substrato, ou, ainda, no laboratório, em meio de cultura, formando o micélio. Pela união de duas hifas de sexualidades diferentes, mas compatíveis entre si, forma-se o micélio secundário, onde ocorre o pareamento dos núcleos de hifas diferentes.
E sob condições ambientais favoráveis (umidade e temperatura), forma-se o micélio terciário que dará origem às basídias onde ocorre a fusão nuclear, sendo esse processo denominado de cariogamia e posteriormente seguido pela meiose que originará os basidiósporos.
A reprodução assexuada ou vegetativa ocorre por multiplicação de qualquer fragmento do cogumelo, mantida sobre um substrato favorável e em condições adequadas, principalmente em relação à umidade e temperatura. Nessa fase, o fungo ocorre como micélio vigoroso e, pela reunião de hifas, formam-se estruturas rizomórficas (cordões de hifas macroscopicamente visíveis).
Aprimore seus conhecimentos.
- Conheça o Curso CPT Cultivo Cogumelo Shiitake.
- Conheça o Curso CPT Cultivo Cogumelo Shiitake em Substratos.
- Conheça os Cursos CPT da área Cogumelos Comestíveis.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.