
Quando comparamos apenas as 26 e 29, o aro 29 apresenta vantagens, quando se pedala em estradões, sem trechos técnicos ou longos trechos de asfalto e busca-se performance. Já em pedal urbano, como de casa para o trabalho, onde se para muito em cruzamentos e semáforos, pode não ser interessante, pois a inércia é muito grande. O mesmo pode-se dizer para pedais em single tracks, em que se precisa de muita agilidade e ocorrem muitas frenagens com retomada de velocidade.
“Os aros com diâmetro 29 polegadas passam melhor por obstáculos, apresentam melhor aderência ao solo e são mais eficientes em manter a velocidade. Mas as 26 polegadas tendem a ser mais ágeis em trilhas muito sinuosas”, afirma Alcenir Júnior, professor do Curso a Distância CPT Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online.
Se o uso principal for em trilhas e descidas, a facilidade das 29 em vencer os obstáculos será fundamental, melhorando o seu desempenho. É indiscutível a melhor performance, em termos gerais, em aros maiores. Quando se busca resultado, provavelmente uma 26 não será a melhor escolha. Por outro lado, para usuários que pedalam relaxadamente nos fins de semana, pratica trilha como lazer e turismo, explorando novas e intocadas paisagens, não se importando com a velocidade ou chegar na frente, uma 26 continua sendo uma boa opção.
Mas, quando se tem limitação de recursos, é preciso avaliar o que é melhor, se uma 29 com componentes básicos, ou uma 26 com componentes melhores, com custo final semelhante. É certo que, ao adquirir uma 26, você pode investir em um bom quadro, grupo e suspensão de melhor qualidade, podendo ter em mãos uma aro 26 com performance igual ou até melhor que uma 29, não tão bem desenhada.
Concluindo, esta não é uma decisão fácil. Se possível, experimente essas opções na sua condição de uso antes de comprá-la.
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Por Silvana Teixeira.
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