
O ramal de entrada faz parte do padrão e compreende os condutores e acessórios necessários para que a energia possa ser conduzida da rede de baixa tensão da concessionária até o medidor de energia elétrica, explica Alex de Freitas Bhering Cardoso, professor do Curso CPT Capacitação de Eletricista - Instalação de Circuitos Elétricos Residenciais e Prediais e Padrão de Entrada. Sua instalação é de responsabilidade do consumidor e por isso será confeccionado por um eletricista contratado por ele.
A ligação do ramal de entrada deve ser efetuada com condutores de cobre flexíveis unipolar com isolamento adequado, os quais devem:
- Resistir à temperatura de 70 oC.
- Possuir isolamento de 600 V até 1000 V de isolamento.
- Ser dotados de cobertura externa de PVC ou neoprene não propagadora de chama.
- Ter a bitola dimensionada em função da carga elétrica, como já visto.
É importante que o condutor neutro seja diferenciado com a cor azul. Para fazer a ligação dos condutores do ramal de entrada com os condutores da rede secundária são utilizados conectores do tipo perfuração, tipo cunha ou tipo H, de modo que a escolha depende do tamanho da bitola dos condutores.

Foto: Pingadouro Artigos CPT
Dependendo da concessionária, o ramal de entrada pode ser ligado antes ou depois do medidor, cabendo ao projetista especificar esse quesito no projeto. Do ponto de entrega até o medidor, os condutores do ramal de entrada não podem sofrer emendas, exceto na ligação dos condutores fase com o disjuntor.
É preciso deixar uma folga de 1 m nos condutores antes de introduzi-los ao cabeçote do ramal de entrada para que seja formado o pingadouro. Dentro da caixa para medição, deve-se deixar uma sobra de 70 cm dos condutores quando for ligações monofásicas. Nas ligações bifásicas e trifásicas,
a sobra deve ser de 1 m.
O acabamento da ponta dos condutores deve com estenhadas ou terminais para melhor conexão entre os condutores e prevenção de superaquecimento e perda de energia.
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Eletricista? Conheça as causas e as consequências do choque elétrico
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.