
Os freios a disco são os mais eficientes e o seu sistema de frenagem é composto por discos presos no cubo da roda e calipers (estrutura que acomoda as pastilhas e as pressiona contra os discos) que pressionam o disco e não o aro. Existem dois tipos de freios a disco: os que acionam as pastilhas mecanicamente e os que as acionam de forma hidráulica.
Os freios a disco hidráulico são mais eficientes, suaves e com maior precisão que os outros e por isso são muito utilizados em montain bikes, que exigem muito dos freios. “Outra grande vantagem é que os freios a disco hidráulico mantêm a sua eficiência em condições de muita água e lama, o que não ocorre com outros tipos de freios”, afirma Alcenir Júnior, professor do Curso a Distância CPT Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online.
Os freios a disco mecânicos acionam as pastilhas diretamente a partir da pressão do cabo de aço. Esse tipo de sistema requer mais força para realizar a frenagem e também apresenta menor precisão nos freios. Apesar de não possuírem a mesma eficiência e precisão que um freio a disco hidráulico, apresentam a vantagem de serem de mais baixo custo, pois não contam com os caros componentes hidráulicos como conduíte e manete.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.