WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Gosta de cerveja? Conheça as características da tipo LAGER

A cerveja tipo Lager foi desenvolvida a relativamente pouco tempo. Mas, em nível mundial, a ela é a mais produzida e vendida no mundo, chegando a 90% de toda a produção mundial

Gosta de cerveja? Conheça as características da tipo LAGER   Artigos CPT

A cerveja tipo Lager foi desenvolvida a relativamente pouco tempo. Mas, em nível mundial, a ela é a mais produzida e vendida no mundo, chegando a 90% de toda a produção mundial. Esse estilo de cerveja é amplamente produzido pelas grandes cervejarias e não pelos homebrewers que, na grande maioria dos casos, produzem cerveja do tipo ALE.

As leveduras desse tipo de cerveja realizam a fermentação em temperaturas mais baixas, entre 6°C e 12°C, e ela ocorre de forma mais lenta, além de decantar a levedura durante o processo fermentativo e, por isso, é chamada de cerveja de baixa fermentação. “Esse processo mais lento que deu origem ao nome lager, que vem do alemão lagern, e significa armazenar, refere-se ao maior período de maturação sob baixa temperatura, chamado de lagering”, afirma Dr. Alexandre Fontes Pereira, professor do Curso CPT Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa.

A sua origem está na Baviera do século XIX, onde os mestres cervejeiros tinham por hábito guardá-las em caves muito frias, de modo a lhes darem certa maturação. Esse maior período de fermentação proporciona maior eliminação de muitos dos gostos gerados pela fermentação, garantindo uma cerveja mais suave, clara e gasosa. Esse processo também garante pouco aroma do lúpulo utilizado, dependendo do estilo.

Esse estilo de cerveja também possui algumas variações que dão origem a vários tipos de cerveja, mas quase todos de cor clara, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3°GL e 6°GL. Praticamente toda a produção de Lagers é impulsionada por somente 3 ou 4 estilos, sendo a principal a Pilsen e suas variantes. Elas apresentam cor clara (amarelo dourado ou palha). O sabor, geralmente, não tem notas marcantes, nem alta drinkability e, preferivelmente, devem ser consumidas em breve tempo e em temperaturas mais baixas (4-6°C), sendo, por isso, mais consumidas em locais de clima quente.

Existem outros tipos de Lager como: Bock, Doppelbock, Eisbock, Munchner Helles, Munchner Dunkel, Maibock, DryBeer, Export, Pilsener e Schwarzbier (cerveja preta). Vale ressaltar que a cor e a graduação alcoólica de uma cerveja não indicam se ela é uma Lager ou uma Ale, pois existem tanto Lager quanto ALE escuras e alcoólicas. Mas, de forma geral, as cervejas mais alcoólicas, frutadas e escuras são do tipo ALE.

Por serem de baixa fermentação, geralmente, em cervejas Lagers, a complexidade olfativa e gustativa virá dos maltes e lúpulos usados para a fabricação da cerveja, ao contrário de uma Ale, que confere aromas formados durante o processo de fermentação pela ação das leveduras Saccharomyces cerevisiae. Portanto, as principais características sensoriais de uma Lager são notas herbais, picantes, florais, cereais, caramelo, chocolate, café e algumas vezes defumadas (http://www.ocaneco.com.br/conheca-mais-sobre-ascervejas-lager-2/).

Esses dois principais tipos de cerveja dão origem a diversos estilos que podem ser caracterizados. É importante para todos os homebrewers conhecerem essas características, pois facilitam muito a escolha da receita a ser produzida, de acordo com o seu gosto. Esses estilos de cerveja são conhecidos e utilizados há mais de 4.000 anos, mas os conceitos modernos foram definidos, principalmente, a partir do livro World Guide To Beer de Michael Jackson e do livro The Essentials of Beer Style de Fred Eckhardt. Apesar de os tipos de cerveja considerarem os costumes locais, os ingredientes e o local de origem é a impressão empírica, dividida em elementos mais utilizados e importantes para caracterizá-los. Os principais elementos são: aparência, aroma, sabor, sensação na boca, força e a densidade.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:


- Por que as cervejas têm de ser maturadas?
Leveduras para a fabricação de cerveja
Por que as cervejas tipo Lager são de baixa fermentação?

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!