WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bebês entre 1 e 2 anos: 10 dicas de como lidar com eles

Entre 1 e 2 anos, as mudanças intelectuais e comportamentais por que passam os bebês são mais evidentes. Eles querem explorar tudo ao seu redor e se movimentar bastante

bebes

Entre 1 e 2 anos, as mudanças intelectuais e comportamentais por que passam os bebês são mais evidentes. Eles querem explorar tudo ao seu redor e se movimentar bastante, sendo a sua principal tarefa aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar. Aos 15 meses, eles passam a imitar tudo o que observam, portanto, comportamentos agressivos e nervosos, por exemplo, não são bons exemplos de conduta.

Segundo Fabiana Cristina Teixeira, professora do Curso a Distância CPT Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança, em Livro+DVD e Curso Online, “Caberá aos responsáveis ficarem atentos ao modo como se comportam com eles e diante deles, já que aprendem muito mais com o que veem os adultos fazendo do que com o que ouvem deles”. Quer saber mais sobre como lidar com bebês entre 1 e 2 anos? Veja as dicas abaixo:

1- Brincar


Um dos passatempos prediletos do bebê é jogar objetos no chão de propósito. Se alguém pega e devolve, o bebê repete a mesma coisa milhares de vezes, achando que é uma brincadeira. Se tiver disponibilidade para desenvolver essa brincadeira será interessante; pois essa atividade ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança.

2- Egoísmo


É comum a criança pegar o brinquedo de outras crianças, mas não querer emprestar os dela. É bom tentar estimular a troca de brinquedos e o senso de solidariedade, mas, sem forçar muito.

3- Exibição


Outra característica dessa fase dos bebês é que eles adoram se exibir e, para isso, imitam gestos e atitudes que provocam risadas. Essa é uma forma de interagir com as pessoas, que faz bem para o “bem-estar” do bebê se ele for correspondido e receber atenção e afeto.

4- Personalidade


O gênio da criança fica mais evidente e, nessa idade, ela pode ter acessos de raiva, bater a cabeça, se jogar no chão e dar chutes. Em situações como essa, a babá, por exemplo, deve agir com calma e tentar tranquilizar a criança. No entanto, comportamentos como esses, devem ser observados e comunicados aos pais, para que sejam analisados, pois sempre há um motivo para os acessos de raiva; ainda que estes motivos não estejam visíveis num primeiro momento.

5- Autonomia


Embora a criança necessite da participação de um adulto em todas as suas atividades, ela começa a buscar sua autonomia e insiste em realizar sozinha algumas tarefas – como pegar um brinquedo e tirar o sapato etc. Nessa fase as crianças devem ser supervisionadas o tempo todo, pois estão sempre em movimento, costumam escalar objetos e puxar tudo que está ao seu alcance. Estimule a criança a fazer algumas coisas sozinha, mas esteja sempre ao lado dela.

6- Aprendizado


Nessa fase, os bebês conseguem entender mais palavras do que falar – falam cerca de dez palavras e entendem mais que o dobro - e começam a atender aos pedidos dos adultos, principalmente dos pais, podendo entender os seus. Exemplo: Se disser para a criança abrir a boca para escovar os dentes, ela abre.

7- Limites


Ter limites, nessa idade, é fundamental para o futuro, pois é quando são criadas as bases da educação da criança, que lhe darão maturidade para respeitar e obedecer ordens.

8- Hábitos


Entre um e dois anos, as crianças criam hábitos que carregam para toda a vida! Por isso, auxilie à construção de hábitos para uma alimentação saudável, para um sono regular, para cuidar e guardar seus brinquedos e para a adoção de bons hábitos de higiene pessoal, como escovar os dentes e lavar as mãos nas horas certas.

9- Cooperação


Incentive a cooperação da criança. Peça para ela ajudar na arrumação das coisas dela, a guardar os brinquedos – mas faça isso em tom de brincadeira e não como obrigação, pois ela não aceitará bem as imposições.

10 - Treinamento


 

Aproximadamente aos dois anos, você pode começar a ensinar a criança a controlar a bexiga e a pedir para fazer xixi quando ela estiver apertada. Mas, saiba que esse treino para o abandono das fraldas não é fácil, pois leva tempo, e requer a dedicação de todos da casa.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

alisson

5 de out. de 2021

meu bebe tem 1 ano e 5 meses dize,m q esta atrasado de falar .. agora coloquei na creche para interager com as crianças estou com coraçao partida

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de out. de 2021

Olá, Alisson! Como vai?   

Fico feliz com sua visita!

Após uma busca no site google encontrei a seguinte informação: Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses. Ao redor de 2 anos, o vocabulário tem entre 50 a 100 palavras, e, a partir de então, aumenta em uma velocidade tão rápida que até perdemos a conta.

 

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Dulcinea de Freitas

27 de set. de 2021

Eu gostei do artigo, pude ver os erros que venho cometendo com as minhas filhas, principalmente com a mais rebelde, ela chora por tudo, no banho, ao vestir e pra comer e isso tirava-me do serio mas agora sei como agir com ela. muito obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de set. de 2021

Olá, Dulcinea! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

CECILIA ZILAH RODRIGUES

7 de ago. de 2020

Muito boa introdução para poder-mos aprender como lidar com o bebê

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de ago. de 2020

Olá, Cecilia!

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo.

Atenciosamente

Lidiane Lisboa

Josiane Santos

30 de set. de 2019

Amei! É muito importante pra nós, pais, sabermos lidar com nossos filhos.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2019

Olá Josiane Santos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você amou nosso artigo. Os pequenos sempre precisam de bastante cuidado, para que possam desenvolver com saúde e segurança.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!