
Hoje em dia, a pele frita de suínos tem alcançado uma grande procura como tira-gosto ou salgadinho. É um produto fácil de ser usado e de custo bem barato, pois é um aproveitamento do couro do porco. “Para preparar a pele à pururuca deve-se limpá-la bem, fervê-la em salmoura com sal de cozinha e sal amoníaco, deixá-la secar e depois fritá-la. Percebe-se que a pele à pururuca não tem tempero”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Industrialização de Carne Suína.
Como preparar a pele à pururuca:
Com uma faca bem amolada, a pele deve ser limpa dos dois lados. É importante retirar toda a gordura do couro do suíno, de modo que fique apenas a pele do suíno, pois a qualidade da pele, depois de frita, dependerá deste trabalho. O que sobra da pele, como a gordura e pedaços de carne, pode ser utilizado na produção de embutidos, produção de óleo de cozinha ou até mesmo na produção de pratos diversos.
Para cada quilo de pele, são necessários:
- 40 g de sal (2 colheres de sopa); e
- 1 colher de chá de sal amoníaco.
O sal amoníaco tem a função de eliminar a gordura da pele.
... Processo de cozimento da pele
Coloca-se a pele em uma panela com água, de modo que fiquem submersas. Leva-se a panela ao fogo e ferve-se a água até que as peles fiquem macias. Para verificar se a pele está no ponto, basta apertá-las com a ponta dos dedos periodicamente. Ao notar que a pele amaciou, apaga-se o fogo.
... Processo de secagem da pele
Retira-se a pele de dentro da panela, quando são colocadas para secar ao sol ou em local bem ventilado, até a secagem total. Sabe-se que a pele está bem seca quando ela se quebra facilmente com as mãos. A pele, depois de bem seca, deve ser quebrada em pedaços pequenos e colocada em saco plástico, fechado hermeticamente, e, assim, mantida até o consumo.
... Como preparar a pele para consumo
Para se preparar a pele para o consumo, coloca-se pedaços pequenos da pele em gordura ou óleo bem quente. Desta maneira, os pedaços de pele crescerão e ficarão torradinhos.
Um dos segredos para que a pele fique bem grande depois de frita é a pressão que se faz sobre ela com a escumadeira, ainda dentro da gordura. Com a pressão, a pele absorve mais gordura, o que provoca seu crescimento máximo. Mas, deve-se ter cuidado ao fazer a pressão sobre a pele, pois a panela pode tombar e provocar um sério acidente. Deve-se verificar antes se o seu equipamento de cozinha é seguro para este procedimento.
Terminada a fritura das peles, basta levá-las para a mesa para serem consumidas.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- De onde vem o tão famoso torresminho, você sabe?
- Quer fazer seu próprio presunto para consumo e também vender? É muito fácil!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Genildo Pereira da Silva
28 de jun de 2020Boa noite gostei ... como fazer pra vender porções.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de jun de 2020Olá,Genildo
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O CPT disponibiliza na área que irão auxiliar você!
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Angelica
4 de out de 2019Vocês vendem esse couro, pré frito, para tira-gosto?

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de out de 2019Olá Angelica,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
A nossa empresa comercializa o curso que irá ensiná a processar a carne de porco, com o material, você aprenderá a fazer a pele à pururuca.
Atenciosamente,
Victor Sampaio