WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Indústria da Carne

É viável defumar peixe?

O peixe é um alimento rico em proteínas, sais minerais e vitaminas, sendo um dos alimentos mais nutritivos que conhecemos, e de carne bastante tenra. Essas vantagens da carne de peixe, por outro lado, fazem com que ela também seja muito susceptível ao ataque de microrganismos, sendo um alimento que se estraga de forma rápida.

8 fontes de contaminação na produção de Defumados

Newton de Alencar, Professor do Curso CPT Produção de Defumados - Fabricação Artesanal e Escala Industrial, afirma que para a contaminação dos alimentos acontecer, é necessária a existência de uma fonte, que representa o veículo transportador do material estranho até o alimento limpo. Esta fonte é denominada “fonte contaminante”.

O sucesso na fabricação de defumados? Higiene!

Para aqueles que se propõem a fabricar alimentos, é importante lembrar que a higiene, em todas as etapas do trabalho, é um fator fundamental para o sucesso da atividade, pois a contaminação dos alimentos pode por fim à produtividade. “A qualidade de um alimento depende de práticas higiênicas eficazes em cada etapa da cadeia alimentar; isto é, desde sua origem no campo até a mesa do...

Breve aula sobre Defumação. Aprenda!

A defumação é considerada um dos processos mais antigos de conservação dos alimentos. Conhecida desde o antigo Egito, é um processo fundamentado no efeito conservante da fumaça mais o calor. A defumação desenvolve sabor e aparência nos produtos, além do efeito conservante.

Como armazenar embutidos?

Os embutidos fazem parte da mesa de muitos brasileiros e são consumidos em larga escala por todo o país. Entende-se como embutido os produtos cárneos elaborados com carne ou órgãos comestíveis, curados ou não, condimentados, cozidos ou não, defumados e dessecados ou não, tendo como envoltório a tripa, a bexiga ou outra membrana animal.

Confira os principais ingredientes de embutidos

A carne de porco é a mais tradicional na produção de embutidos, pois apresenta sabor leve e mais gordura. Da mesma forma, ao ser temperada com condimentos variados, ganha sabor e aroma característicos, o que garante um equilíbrio gustativo harmonioso e agradável ao paladar. Dentre os principais aditivos de cura utilizados na charcutaria, temos o sal comum, o nitrato e o nitrito.

Aprenda como defumar linguiça

Defumar linguiça agrega aroma e sabor diferenciados à carne. Sem falar que “o processo de defumação aumenta a durabilidade do produto, pois garante sua maior conservação. Há o método caseiro de defumação, no fogão a lenha, ou ainda o método industrial com banho de imersão em fumaça líquida.

Vai produzir embutidos? Aprenda a Sanitizar a área de produção!

Em uma fábrica de embutidos, a sanitização é feita depois da limpeza, e tem como objetivo a eliminação dos microrganismos patogênicos da superfície de equipamentos, utensílios, pisos e paredes, que já se encontram livres de substâncias aderidas. “Evidentemente, a sanitização só será eficiente se forem retirados anteriormente todos os resíduos aderidos. Caso permaneçam resíduos...

Linguiça de cabrito? Use a carne dos quartinhos!

O aproveitamento da carne de caprino e ovino é semelhante ao tratamento feito para a carne de suíno. “Para a produção das linguiças de caprinos, deve-se utilizar a carne dos quartinhos dianteiros e traseiros”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.

Embutidura de linguiças: aprenda sobre essa parte do processo!

Para a embutidura de linguiças, pode-se usar máquinas elétricas ou manuais, funil artesanal, argola de arame ou outro artefato que facilite o trabalho de enchimento da linguiça, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.

Fique por dentro das novidades!