WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Linguiça Paio: aprenda a fazer

O paio tem excelente aceitação no mercado por ser a base de muitas receitas de nossa culinária, ter grande valor comercial e pelo fato de utilizar carnes de baixo valor de custo na produção da linguiça

Linguiça Paio: aprenda a fazer   Artigos Cursos CPT

O paio é um tipo de linguiça com excelente aceitação no mercado por ser a base de muitas receitas de nossa culinária. Além desse fator, é um produto com grande valor comercial pelo fato de utilizar carnes, que, apesar de sua grande qualidade e sabor, apresentam baixo valor de custo na produção da linguiça.


As linguiças podem ser preparadas com carne de suínos, bovinos e caprinos. Para prepará-las, é preciso ter em mãos as tripas, a carne e os temperos. "A produção de linguiças é um ótimo processo para se conservar a carne em bom estado, além de torná-la mais agradável e atrativa para o consumo", afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos.


Linguiça Paio


Ingredientes

Para o tempero do paio, precisa-se de sal, pimenta malagueta, vinho seco, nós moscada, alho socado e folhas de louro.


Para cada tipo de carne são necessários:

25 g de sal
1 g de pimenta malagueta
2 gde alho
1 raspadinha de noz moscada
10 mL de vinho tinto seco
2 folhas de louro

Obs.:

- As folhas de louro não são colocadas direto na massa. Antes, elas devem ser aferventadas. No caso, só é usada a essência retirada das folhas.

- A massa utilizada na produção de paio é composta de 85% de carne de porco e 15% de toucinho, ou seja, para cada quilo de massa, devemos usar 850 g de carne de porco e 150 g de toucinho.

 

Modo de fazer


Os ingredientes devem ser misturados em uma vasilha até que o tempero fique bem homogêneo. Coloca-se, aos poucos, o vinho tinto seco e a essência das folhas de louro. Repete-se o processo por várias vezes até que os ingredientes sólidos fiquem bem dissolvidos no vinho e na essência das folhas de louro.

Em seguida, coloca-se o disco de 30 furos na máquina de picar. Este disco é usado para picar a carne de porco. Depois, é usado o disco de furo rim para pocar o toucinho. Assim, o toucinho ficará com pedaços maiores, dando boa aparência ao paio.

Depois de picado o toucinho, despeja-se o tempero sobre a massa e começa-se o processo de mistura e massageamento, até que a massa dê liga. Assim que se formar a liga, é feita a compressão para a retirada de bolhas de ar da massa e, em seguida, cobre-se com plástico para que o tempero penetre com mais facilidade e a carne fique bem protegida. Agora, é só levar para a geladeira e deixar a massa descansando por 12 horas. Passado esse período, realiza-se o enchimento do paio.


Para a embutidura do paio, pode-se usar máquinas elétricas ou manuais, funil artesanal, argola de arame ou outro artefato que facilite o trabalho de enchimento da linguiça. Entretanto, a tripa usada para a produção do paio deve ser uma tripa mais grossa, em torno de 32 a 35 mm. o comprimento dos gomos do paio tradicional deve ser de, aproximadamente, 30 cm e devem ser amarrados individualmente, na forma de uma ferradura.


Depois de embutida, leva-se o produto até o defumador onde ele vai ficar defumando por, aproximadamente, cinco horas, a uma temperatura de 75ºC. Logo após a defumagem, o paio já estará pronto para ser consumido.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:



Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Joca

4 de jun. de 2023

Muito bom, bem explicado , gosto de brincar com a charcutaria, mas paio eu nunca t havia sabido , faço bacon, basturma, salame, linguiça calabresa , copa lombo, carne sol , agora com está receita de paio ficou mais interessante

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jun. de 2023

Olá, Joca! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?