
O processamento de pescados é uma atividade bastante complexa e, como toda indústria de alimentos, deve ser rigorosa quanto aos aspectos de higiene e sanidade. Portanto, para o sucesso na comercialização, os produtos devem ter excelente qualidade e essa qualidade vai depender da matéria-prima empregada, da tecnologia de processamento, da higiene no preparo, das embalagens utilizadas e do armazenamento adequado. O beneficiamento possibilita, então, a comercialização do pescado de forma higiênica, aumentando a vida útil e incrementando sua qualidade. Assim, agrega-se valor ao produto “in natura”, obtém-se um produto diferenciado e competitivo e permite oferecer novas opções ao consumidor, por exemplo peixe filetado (filés de peixe), fishburguer, nuggets, linguiças, empanados, tirinhas de peixe, patês, entre outros.

O beneficiamento possibilita a comercialização do pescado de forma higiênica, aumentando a vida útil e incrementando sua qualidade
Benefícios dos pescados
A tendência atual da humanidade pela procura por alimentos saudáveis, de baixas calorias, e o aumento crescente do consumo de carne branca colocam o peixe em destaque como detentor da carne ideal. O peixe é um importante constituinte da dieta humana, por ser fonte de diversos componentes com significado valor nutricional, como proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e lipídeos. A carne é rica em proteínas, macia e de alta digestibilidade. É também excelente fonte de vitaminas do complexo B, de minerais e de ácidos graxos como ômega 3.
Benefícios do processamento de peixes
Atualmente, observa-se que o consumidor tem apresentado grande preocupação com a origem dos alimentos consumidos e tem-se tornado exigente na escolha dos produtos, questionando, inclusive, os sistemas de produção. Com o processamento do peixe, agrega-se valor ao pescado que, de matéria-prima perecível, passa a ser um produto com maior vida útil e com novas opções de consumo. Com técnicas simples de processamento da carne de peixe é possível fazer (seja em casa ou em uma agroindústria) o processamento de pescados. Estas técnicas ensinam os processos fundamentais para se obter:

O peixe é um importante constituinte da dieta humana, por ser fonte de diversos componentes com significado valor nutricional
- Filés de tilápia;
- Peixe defumado
- Marinados de peixe;
- Filés de peixes empanados;
- Embutidos de peixe, como a linguiça frescal e a linguiça calabresa defumada;
- Pasta base de pescado, que é a matéria-prima para vários produtos;
- Apresuntado de peixe;
- Aalmôndegas e hambúrgueres de peixe, chamado de fishbúrguer;
- Empanadinhos de peixe; e
- Quibe de peixe.
O pescado é bastante susceptível ao processo de deterioração e os fatores responsáveis são principalmente a rápida ação destrutiva das enzimas presentes, reação menos ácida da carne e facilidade de oxidação dos óleos naturalmente presentes. A limpeza, higienização com produtos específicos, o uso de equipamentos e utensílios adequados e o máximo controle de microrganismos são essenciais à obtenção de alimentos de boa qualidade. Qualquer que seja o tamanho da unidade de processamento, então, é importante observar as normas vigentes, evitando-se os pontos críticos, desde a captura até a embalagem dos produtos. É preciso tomar bastante cuidado com o tempo e a temperatura de manipulação, a estocagem da matéria-prima e dos produtos, pois, assim, podemos controlar a presença e ação de microrganismos que alteram características ou estragam o pescado.

O processamento do peixe agrega valor ao pescado que, de matéria-prima perecível, passa a ser um produto com maior vida útil
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Indústria da Carne, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Entre os cursos, temos:
CURSO PROCESSAMENTO ARTESANAL DE PESCADO
Programa do Curso
1. Etapas básicas de produção
Aquisição de matéria-prima
A compra de pescados
O local de manipulação de alimentos e matérias-primas
Limpeza do peixe
Boas práticas de fabricação no processamento de pescado
2. Papel da piscicultura
3. Higiene
Higiene do manipulador
Higiene dos equipamentos
Higiene do local de trabalho
Treinamento
Responsabilidade técnica
4. Equipamentos e utensílios necessários
Equipamentos clássicos
Defumadores
5. Seleção da matéria-prima e abate
6. Processamento
Filetagem
Linguiça frescal
Linguiça calabresa defumada
Peixe defumado - cura seca
Peixe defumado - cura úmida
Pasta base de peixe
Almôndegas e fishburguer
Apresuntado de peixe
Filés de peixe marinados
Empanados
Empanadinhos
7. Comercialização
Embalagem
Estocagem
Rotulagem
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.