WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Alimentos congelados - aspectos da comercialização

Alimentos congelados - aspectos da comercialização

 

Alguns cuidados devem ser tomados antes da comercialização dos alimentos congelados.

O funcionário que embala os produtos deve anotar a quantidade que embalou antes de levar para a câmara fria. As embalagens devem ser colocadas em uma câmara fria ou freezer a –18°C até irem para o consumidor. Os alimentos devem ir para a câmara fria, já congelados e embalados, podendo ser empilhados.

Registre, por escrito, o estoque de alimentos, anotando as retiradas, e utilize cada compartimento para um determinado tipo de produto. Isso facilita o controle de estoque e o manuseio dos alimentos.

O período de armazenagem depende também do tipo de prato. Para peixes e doces o período é de 4 meses e para salgados até 6 meses. Esses pratos devem ser colocados na câmara fria, conforme a ordem de saída, para que não fique aberta por longos períodos enquanto se procura a mercadoria a ser expedida. Mais perto da porta ficam os produtos que devem sair primeiro e assim por diante.

Comercialização

A vantagem da comercialização de comida congelada reside no fato da grande variedade de pratos que podem ser feitos e da grande comodidade que leva ao consumidor. Assim, uma vez determinado o tipo de produto que o consumidor da região mais consome, define-se o nicho de mercado a ser atacado.

Clientes

Os principais clientes desse tipo de produto são as mulheres que trabalham fora, e que não têm empregadas domésticas, os homens que moram sozinhos e que preferem comer em casa, e pessoas interessadas em uma alimentação balanceada por conta de dietas.

Se você for montar a sua loja para vender no varejo, é interessante que ela esteja localizada em áreas residenciais ou mesmo áreas próximas a escritórios, pois, geralmente, o consumidor adquire estes produtos “a caminho” de casa. Entretanto, o maior consumo está em supermercados. Sendo assim, você pode fornecer para outros comerciantes como supermercados ou mercados de bairros.

Você pode fazer a massa de pizza e o mercado rechear com as pontas de presunto e mussarela, que sobram quando esses produtos são fatiados. Assim, o supermercado diminui as perdas e você ganha mais uma fatia do mercado.

Se o seu produto for colocado em supermercados e mercearias, padarias, entre outros, fiscalize para se certificar que eles estão sendo mantidos na temperatura exata, pois a exposição errada pode prejudicar a qualidade do seu produto.

Nos freezers abertos, certifique-se que as embalagens estejam abaixo da linha marcada como limite na lateral do equipamento e que estes não estejam superlotados. Verifique também a temperatura marcada no termômetro do equipamento. Ela deve estar abaixo ou igual a –18°C.

Fornecedores

Os fornecedores desse tipo de empreendimento são os mercados municipais, sacolões e feiras livres, atacadistas e grandes supermercados.

A qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores deve ser rigorosamente controlada, a fim de se evitar problemas com os clientes.

Geralmente, os empresários não se preocupam em conhecer a origem das matérias-primas, o que pode resultar em problemas futuros. Inocentes condimentos, como a pimenta-preta, por exemplo, costumam estar altamente contaminados porque, na maioria das vezes, são produzidos em regiões subdesenvolvidas e desidratados em terreiros por onde passam animais.

Alguns fornecedores esterilizam os condimentos, com radiação ou óxido de etileno, que matam os microrganismos.

Um controle de qualidade sofisticado em cima dos fornecedores de matérias-primas também pode evitar dissabores.

Diversificação dos produtos

Atualmente, a diversificação de produtos oferecidos cobrem os mais variados gostos e necessidades. O consumidor pode encontrar congelados, pratos de todas as origens (de chineses a indianos, de japoneses a alemães) e os tradicionais portugueses, italianos e franceses.

Outra variedade no cardápio é para pessoas que estão sob recomendações médicas para emagrecer, reduzir o sal, controlar o colesterol, e que necessitam de alimentos dietéticos, ou de baixas calorias. Mesmo as crianças já começam a ter sua comida congelada com cardápio específico.

No entanto, para conquistar o mercado, a empresa deve oferecer produtos com qualidade e preços competitivos, aliados a um bom sistema de vendas, controle financeiro, de estoques e divulgação.

Da mesma forma, é importante que o proprietário, ou a pessoa encarregada de vendas, instrua o cliente quanto ao modo correto de descongelamento dos pratos, já que, quando o descongelamento é feito de modo errado, prejudica a qualidade dos alimentos, dando a impressão de que os produtos não eram de qualidade. Por isso, quando os produtos forem para um supermercado, coloque no rótulo a forma correta de descongelamento. Cada produto alimentício tem sua forma própria de ser descongelado.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos da área Pequenas Indústrias, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre alimentos congelados:

O mercado

Cuidados para evitar a contaminação alimentar

Embalagem, codificação, armazenagem e expedição

Conservação dos alimentos

Métodos de congelamento

Processo de congelamento

Dicas para um congelamento eficiente

Congelamento em cada tipo de alimento

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Tássia Camila de Queiróz Martins

14 de jun de 2016

Qual melhor curso eu poderia fazer para saber quais os melhores equipamentos a serem comprados para montar minha cozinha industrial de alimentos processados para bebês?

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jun de 2016

Olá Tássia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

pedro amaro

3 de ago de 2013

Boa noite gostaria de saber como devo manipular meus salgados congelados e como chegar a produção ate o congelamento.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago de 2013

Olá, Pedro!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ao se congelar um alimento, ocorrerá uma modificação nos eu estado, devido à cristalização de água que existe nele. A velocidade de cristalização é muito importante, devido à formação de cristais de gelo.

Quando o congelamento é lento, os cristais formados são grandes e irão afetar fisicamente as células do alimento, causando alteração na textura e no sabor do mesmo. É isto o que acontece quando se usa o congelador comum da geladeira para conglear alimentos.

A temperatura (de -2ºC a -5ºC que são temperaturas encontradas no interior do congelador da geladeira) não é suficiente para um congelamento rápido e, por consequência, o alimento não terá uma boa qualidade ao ser congelado. No freezer, a temperatura é bem menor (-18ºC a -20ºC) e o congelamento é mais rápido com formação de cristais de menor tamanho, o que causará menor dano às células do alimento.

Regras fundamentais de higiene no preparo de alimentos para congelamento:

- escolher só alimentos de primeira qualidade;
- congelar alimentos no período da sua safra;
- não perder tempo (alimentos frescos, de primeira qualidade, devem ser congelados imediatamente);
- não cozinhar senão o tempo mínimo necessário;
- esfriar os alimentos antes de congelá-los;
- embalar convenientemente os alimentos;
- abrir menos possível o seu freezer (não demorar com a porta aberta);
- não colocar o freezer em local onde bate sol ou perto de forno e fogão;
- congelar pequenas porções de alimentos (300 - 500 g), pois se congelam mais rapidamente.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!