
O processo de produção dos bombons, trufas, barras de chocolate envolvem diversos processos e também varia de acordo com o produto que se quer comercializar. Para entender melhor sobre o preparo do chocolate, a professora Cecilia Correa do Curso CPT de Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate, trouxe as melhores dicas!
⇒ Picar um quilo de chocolate em pedaços pequenos com uma faca. O chocolate não deve ser ralado, pois a umidade das mãos derrete-o, causando desperdício.
⇒ Derreter 2/3 do chocolate em banho-maria, derretedeira elétrica* ou estufa. O trabalho deve ser feito de forma simples. Pode-se usar o método de banho-maria, com um fogão comum, uma panela com água e um recipiente com o chocolate picado. A temperatura da água deve ficar entre 50.º e 60ºC. O chocolateiro deve usar termômetro para conferir sempre. O chocolate, uma vez derretido, deve ser bem misturado, com uma colher ou espátula, até formar uma massa homogênea.
⇒ Adicionar um terço restante de chocolate picado ao já derretido. Misturar bem até que todos os pedaços se dissolvam.
⇒ Despejar o chocolate numa mesa de trabalho para fazer a temperagem, até a massa chegar às seguintes temperaturas:
Chocolate meio amargo........................................28 a 29 °C
Chocolate ao leite.................................................27 a 28 °C
Chocolate branco..................................................27 a 28 °C
A massa bem temperada ou pré-cristalizada evita que a gordura derreta com o calor e fique na superfície do chocolate. Também impede que a manteiga de cacau se torne líquida a temperaturas mais baixas (23oC). Se a temperagem for mal feita, podem surgir diversos problemas como o fat bloom e o sugar bloom.
— Fat Bloom
O Fat Bloom são manchas que aparecem na superfície do chocolate e podem ser esbranquiçadas ou escuras. Elas são causadas pela ação do calor e ocorrem porque a gordura migra para a superfície do chocolate. Muitas pessoas identificam manchas como bolores; no entanto, são apenas cristais de gordura. Mas comprometem a aparência do produto.
Para prevenir o fat bloom
• Armazenar entre 18 e 22oC, em ambiente com umidade relativa de 45% a 65%.
— Sugar Bloom
São manchas, também na superfície, causadas pela elevada umidade relativa do ambiente. Quando a água evapora, o açúcar contido no chocolate se deposita na superfície em forma de cristais, formando as manchas
Para prevenir o sugar bloom
• Usar luvas (não manipular o chocolate com as mãos úmidas).
• Controlar a umidade de armazenamento entre 45% e 65%.
• Evitar variações de temperatura e umidade relativa nos depósitos.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Industrias.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.