WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Criação de escargots é um investimento lucrativo

Aprenda as técnicas de criação e seja um diferencial no mercado

Escargots têm baixo teor de gordura e colesterol. Foto: reprodução

A criação de escargot, também conhecida como helicicultura, destinada ao comércio no Brasil é recente, data do início da década de 80. Antes disso, os moluscos eram criados como atividade meramente esportiva, por hobby. A necessidade de direcionar esse produto ao comércio é oriunda de uma demanda cada vez mais maior em relação a esse tipo de alimento, nobre e saudável. A carne de caracol é rica em diversas substâncias, como proteína, cálcio, ferro, magnésio e sódio. Quando comparada a outras fontes proteicas, ela ainda se destaca pelo seu baixo teor de gordura e colesterol.

Como criar escargots

O curso Escargots: A Tecnologia Correta de Criação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina como proceder com o planejamento e a instalação desse negócio, como deve ser feito o manejo e o comércio dos moluscos, além de explicar em detalhes como ocorre a reprodução e a prevenção de doenças em escargots. O professor Edson Assis Mendes e o zootecnista José Luiz Machado, ambos do Instituto de Zootecnia da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, elencam as espécies de escargots e as características que qualificam cada uma delas.

Instalações da helicicultura

Escargots são ricos em proteína, cálcio, ferro, magnésio e sódio

A instalação necessária para que a criação desses moluscos seja iniciada vai depender de diversos fatores, como a quantidade de animais que se pretende criar, o clima e o relevo do local. É imprescindível que o local onde serão depositadas as caixas de criação seja bem fechado para proteger os caracóis de possíveis predadores e para facilitar o controle da temperatura e da umidade. Mendes e Machado citam que um umidificador é suficiente para ambientes de pequenas criações. No entanto, ele pode ser substituído por borrifadores ou bicos aspersores de água.

Sistemas de criação


O professor e o zootecnista elencam e caracterizam os três tipos de criação de moluscos possíveis:
- Sistema extensivo: quando os escargots são criados ao ar livre;
- Sistema semi-intensivo: quando a eclosão dos ovos ocorre em ambiente controlado, mas os moluscos jovens são levados para o ambiente externo depois de 6-8 semanas;
- Sistema intensivo: quando os caracóis são mantidos em cativeiro.

Caixas de criação

Os animais e seus excrementos não lançam mau cheiro no ambiente de criação

As caixas de criação, segundo Mendes e Machado, devem ser mantidas a uma certa distância do chão a fim de facilitar o manuseamento. Esses pés, ou estacas, precisam ser revestidos com um “avental” de plástico ou metal para impedir que possíveis predadores tenham acesso aos caracóis e os ataquem. Essas caixas de criação, normalmente quadradas ou retangulares, não podem ser depositadas em locais que recebam incidência direta de sol e chuva. É recomendado que sejam feitas pequenas aberturas no fundo das caixas para que o excesso de água não se acumule em seu interior. A terra, escura e crivada, deve ser depositada até uma altura de 18-25 cm.

Considerações sobre a comercialização


Mendes e Machado citam as possibilidades de comercialização que podem ser exploradas pelos criadores de escargots:  
- venda de escargots vivos para indústrias de conserva;
- venda de carne congelada;
- venda de pratos prontos (congelados ou não);
- venda de conchas para artesanato;
- venda de conchas para produção de ração animal;
- venda de iscas vivas para pescaria.
O mercado consumidor de escargots é formado por restaurantes, hotéis, gourmets shops, supermercados, famílias, indústrias de conserva, exportadores, decoradores, arquitetos, boutiques, indústrias de ração e pesqueiros do tipo “pesque e pague”.

No sistema extensivo, os moluscos são criados ao ar livre

Vantagens da criação de escargots

Entre as vantagens da criação de escargots, pode-se destacar a possibilidade de executarmos tal atividade em pequenas propriedades cujo manejo seja oriundo da mão de obra familiar, tornando-a menos custosa. Além disso, ela dispensa tecnologias avançadas; os animais e os seus excrementos não lançam mau cheiro; as instalações e o manejo são simples, bem como as ferramentas e os equipamentos necessários são baratos.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ISAIAS FREITAS

12 de set de 2018

Vou criar primeiramente o escargots hélix esparsa. Depois o camarão da Malásia. Depois o tenebrio e os peixes..CORIMBÁ, CARPA PAPA CAPIM, E CASCUDO

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2018

Olá Isaias,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Ronivaldo leles de Almeida

24 de set de 2017

Gostei dos cursos queria fazer criaca de escargots mas gostaria de saber como eu entraria ni mercado de venda dos ezcargots

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de set de 2017

Olá, Ronivaldo.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para entrar no mercado, você deve fazer uma pesquisa a fim de mapear os compradores em sua região e começar a avaliar a viabilidade do seu negócio. Nossas consultoras entrarão em contato com informações sobre o Curso.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

firmio secudo Mendonça dos santos

8 de mar de 2016

Quero conhecer melhor a criação e fazer um curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de mar de 2016

Olá,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Escargots - A Tecnologia Correta de Criação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcilio Gomes Lira

6 de fev de 2015

Bom dia. Olá tudo bem a todos, gostaria de saber por parte de vocês, esse ramo no Brasil, esta muito saturado ou esta em franca expansão, e o mercado Brasileiro esta a aceitar mais esse iguaria, ou existe ainda aquela tradição de acharem que são gosmentos, pois moro em fortaleza, e gostaria de saber mais sobre esse assunto, pretendo colocar uma criação, sei que não e fácil , e trabalhoso, mas nada vem de graça, com dedicação chegarei no meu objetivo, de ter o meu próprio negocio. quero uma ajuda, mesmo em região quente como Fortaleza tem condições de colocar uma criação como essa?, abraços e aguardo retorno!

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de fev de 2015

Olá, Marcílio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As seguintes matérias podem lhe ajudar: Criação de escargots - tecnologia correta (temperatura e umidade); Criação de escargots é um investimento lucrativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

izabel

12 de set de 2014

boa tarde, gostaria de saber onde posso comprar escargorts para criação e consumo próprio. moro em belo horizonte. obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2014

Olá, Izabel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure por criadores de escargot em sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

marcio dos santos miranda

21 de jan de 2014

Aqui onde moro tem caracóis também são comestíveis

Anderson Teixeira

16 de jan de 2014

Bom dia gostaria de saber como posso fazer esse curso e se tem em Sorocaba.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jan de 2014

Olá, Anderson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso Escargots - A Tecnologia Correta de Criação.

Atenciosamente,

Vilmara Silva.

Rodrigo Bortolani

30 de dez de 2013

Olá, me chamo Rodrigo Bortolani. Estou interessado em criar escargot com fins financeiro, gostaria de saber com quanto precisa pra começar, a produção. Qual e o investimento inicial? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jan de 2014

Olá, Rodrigo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O mercado consumidor de escargots é formado por restaurantes, hotéis, gourmets shops, supermercados, famílias, indústria de conservas, exportadores, decoradores, arquitetos, boutiques, indústrias de ração e pesqueiros tipo "pesque e pague".

O investimento inicial (aproximado), é em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00.

Para mais informações conheça o Curso CPT Escargots - A Tecnologia Correta de Criação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Silvio A. S. Farias

10 de dez de 2013

Gostaria muito de tentar criar estes moluscos para fins comerciais mas não sei como posso fazer para começar uma criação, qual o espaço necessário, valor mínimo para investimento, como obter estes escargots e reproduzi-los, é simples reconhecer este animal, para comercializar qual a quantidade de escargots devo ter, etc... Grato, Silvio A. S. Farias

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez de 2013

Olá, Sílvio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O local para criação de escargot deve ser livre de contato com produtos tóxicos, de fácil acesso, com quantidade suficiente de água, e onde haja umidade alta e temperatura não muito elevada. É claro que pode ser instalado em locais menos privilegiados, lançandose mão de equipamentos para apoio e manutenção das condições exigidas na criação.

O criador pode utilizar galpão sem uso, ou qualquer tipo de abrigo, com algumas mudanças para facilitar o manejo e a manutenção das condições para criação de escargots.

As espécies mais utilizadas em criações, e que apresentam características vantajosas como rusticidade, alta prolificidade, crescimento rápido, boa conversão alimentar e carne com excelente características organolépticas, são o caracol africano (Achatina fulica) e os "escargots" franceses "petit gris" (Helix aspersa) e "gros gris" (Helix aspersa maxima").

Para mais informações recomendamos que conheça o Curso CPT Escargots - A tecnologia Correta de Criação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jean paul lachanelle

6 de nov de 2013

Gostaria de mais informações pois tenho interesse em cria-lo também

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de nov de 2013

Olá, Jean Paul!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A criação de escargots, chamada de heliccicultura, é uma atividade econômica relativamente nova em nosso país, tendo se iniciado na década de 1970, por isso,é um ramo promissor do ponto de vista econômico e profissional.

A cada dia, aumenta-se a procura por carne de escargots nos mercados interno e externo; por esse fato, tem-se exigido melhores condições de criação, melhores índices de produtividade, melhor qualidade do produto, bem como melhores formas de apresentação no mercado.

Só para você ter uma ideia desse potencial e para efeito de comparação, na França são consumidas em média 45 mil toneladas de escargots por ano. Mas o que vem limitando o desenvolvimento da helicicultura no país e que tem levado alguns criadores a desistirem é a falta de conhecimento de uma tecnologia apropriada para o setor.

O criador de escargots, como de qualquer outro animal, deverá ponderar os limites de sua atividade como produtr e como comercializador de seus produtos. Tradicionalmente no mundo, e o Brasil não é exceção, o comércio de escargots ocorre da seguinte maneira:

* venda de escargots vivos para indústria de conservas;

* venda de carne congelada;

* venda de pratos prontos (congelados ou não);

* conchas para artesanato;

* conchas como base para ração animal;

* iscas vivas para pescaria.

O mercado consumidor de escargots é formado por restaurantes, hotéis, gourmet shops, supermercados, indústria de conservas, exportadores e outros.

Para conhecer mais sobre a criação de escargots, recomendamos o curso Escargots - A Tecnologia Correta de Criação, produzido pelo CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!