WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como funciona a gestação dos coelhos?

Embora seja conhecida por ser relativamente curta, a gestação dos coelhos também pede atenção e cuidados

Coelhos - imagem meramente ilustrativa

A criação de coelhos acontece tanto com o objetivo de produção quanto para ter os animais como domésticos. O segundo caso acontece pois os coelhos possuem aparência fofa e temperamento dócil. Contudo, a espécie é uma grande reprodutora, então a quantidade de animais no mesmo ambiente deve ser levada em consideração, pois os coelhos se reproduzem facilmente e com frequência, podendo chegar a uma grande população da espécie.

José Francisco, professor do Curso CPT Coelhos - Técnicas da Criação,  afirma que nos últimos anos, o interesse pela criação de coelhos tem crescido bastante, principalmente por seu potencial de produção de carne de elevado valor nutricional e pele de excelente qualidade com um mínimo de investimentos.

Confira um guia de perguntas e respostas sobre a gestação do coelho, para que a criação possa ocorrer de acordo com os objetivos do produtor:

A partir de qual idade a coelha pode ficar prenhe?

A reprodução em coelhos só pode acontecer quando o macho e a fêmea tenham atingido a maturidade sexual. Nas fêmeas, isso acontece, geralmente, a partir dos 4 meses de vida, já nos machos, a partir dos 5 meses.

A maturidade sexual pode variar de um indivíduo para o outro, sendo o tamanho do animal uma das características a serem observadas. Geralmente, quanto maior o coelho, mais demorada é a sua maturidade sexual.

Como saber se a coelha está no cio?

O primeiro cio da coelha é que vai indicar que ela já atingiu a maturidade sexual. São apresentadas alterações fisiológicas, como a vulva avermelhada e intumescida, a presença de secreção vaginal, o aumento da frequência respiratória, a falta de apetite e o aumento da temperatura das orelhas e da região retal.

O comportamento da coelha também altera, de forma que ela pode ficar mais inquieta, agitada e receptiva aos machos.

Quanto tempo dura a gestação?

O período de gestação dos coelhos é muito curto se comparado ao período de gestação de outros mamíferos. A duração máxima é de 30 dias, por isso é preciso ficar atento aos sinais do cio e também à ocorrência da monta, para que seja possível identificar a gravidez e adotar os cuidados pré-natais.

Como saber se a coelha está gravida?

Identificar se uma coelha está prenhe não é uma tarefa fácil para qualquer um, pois a não ser que ela esteja com uma ninhada muito grande, a coelha não exibirá muitos sinais externos de gravidez.

É preciso que um médico veterinário avalie o animal e dê o diagnóstico, o que costuma acontecer de forma precisa a partir dos 10 dias de gestação do coelho. Para tal, o veterinário deverá apalpar delicadamente o ventre da coelha, buscando identificar os nódulos que correspondem aos filhotes. É possível que seja necessário um ultrassom para saber com precisão o número de filhotes.

Quantos filhotes uma coelha pode ter de uma vez?

Ocorre variação do número de filhotes de uma ninhada de coelha para coelha. Geralmente, são esperados de 6 a 8 filhotes. É possível ocorrer alguns casos em que a coelha possui mais ou menos filhotes, os quais devem ser monitorados por um médico veterinário, para garantir que esteja tudo certo com a saúde da fêmea e de seus filhotes.

Quantas vezes por ano o coelho reproduz?

Muito se pergunta sobre quantas vezes uma coelha pode ficar prenhe e ter filhotes por ano, contudo não há uma resposta certa para essa pergunta. Em teoria, a gestação da coelha pode acontecer sempre que ela estiver no cio e houver monta, pois a ovulação só acontece quando há o estímulo de um macho.

É fato que sem controle, uma coelha pode ter dezenas de filhotes ao ano, mas isso deve ser monitorado, pois diversas gestações podem afetar a saúde da coelha e também dos filhotes.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações:

Curso Coelhos - Técnicas da Criação
Curso Criação do Bicho-da-Seda
Curso Criação de Borboletas

Fonte: Petz – Petz.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!