
Hélcio Vaz de Mello, professor do Curso CPT Coelhos – Técnicas de Criação, destaca que nos últimos anos, o interesse pela criação de coelhos tem se expandido bastante, principalmente por seu potencial de produção de carne de elevado valor nutricional e pele de excelente qualidade com um mínimo de investimentos.
Também conhecida como cunicultura, a criação de coelhos com finalidade comercial proporciona ao criador alguns produtos e subprodutos bem aceitos pelo mercado. E, ao contrário do que parece, a criação desses animais não é tarefa fácil, dependendo de conhecimento técnico para que se obtenha o sucesso desejado.
O mercado da cunicultura
Nos últimos anos, foi possível observar o crescimento dessa atividade não só a nível nacional, como também mundial, proporcionando uma receita de aproximadamente US$ 6,4 bilhões e com expectativa de crescimento. A carne de coelho, um dos principais produtos da criação de coelhos é uma das responsáveis por essa expectativa, haja vista que seu consumo sé cada vez maior.
Produtos da cunicultura
Engana-se quem pensa que os coelhos são criados apenas para servirem como PETs para ambientes domésticos. Além desse “produto”, a cunicultura também comercializa:
- Pele, utilizada na fabricação de acessórios;
- Fezes, que servem como um excelente fertilizante;
- E o pelo, empregado na confecção de tecidos.
Como garantir que a minha criação será um sucesso?
- Raça
Em relação às dicas que contribuem para o sucesso da criação de coelhos, a escolha da raça é uma das mais importantes, que deverá ser feita de acordo com o seu objetivo final. Algumas raças são mais indicadas para a produção de pele, ao passo que outras são mais adequadas para a obtenção de carne.
- Liberdade do coelho
É de conhecimento popular que os coelhos conseguem multiplicar seus indivíduos muito facilmente, o que torna mais efetiva a sua criação em gaiolas ou pequenas áreas. Em outras palavras, a sua criação pode acabar saindo do controle, pois o número de animais tende a se tornar “gordo” quando os coelhos estão livres. Também, as gaiolas servem como uma proteção para os coelhos e ainda servem como um instrumento para favorecer o controle de pulgas.
- Nutrição
Em qualquer criação de animais, é crucial manter uma nutrição adequada. No caso dos coelhos, ela variará de acordo com o estágio de produção e a temperatura. A qualidade, a quantidade e a frequência são alguns dos pontos a serem observados, além da composição do alimento fornecido, quando as rações forem a opção do cunicultor a ser fornecida aos animais criados.
- Manipulação
Aparentemente, os coelhos são animais espertos e chamam a atenção pela sua aparência graciosa. No entanto, também são muito frágeis e, devido a isso, a manipulação precisa ser feita com cuidado: ao serem segurados, o ideal é que isso seja feito nas axilas, formando uma “concha” na região da barriga, e não pelas orelhas, nuca ou pele das costas, como é comum em muitas criações.
- Compradores
Para ter sucesso com a comercialização, é necessário contatar a outra parte do processo de compra e venda, que são os compradores. Antes de iniciar uma criação de coelhos, o recomendado é realizar uma pesquisa de mercado e conversar com os compradores para evitar surpresas e prejuízos com a atividade. Sempre verifique antes os valores e a frequência com que esses compradores adquirem os produtos que você deseja obter com a sua criação, entre outros.
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações:
Coelhos – Técnicas de Criação
Criação de Borboletas
Criação de Minhoca para Produção de Farinha, Húmus e Matrizes
Fonte: MF Magazine – blog.mfrural.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.