WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vale a pena investir na criação de escargot?

A helicicultura ainda é considerada nova no Brasil, mas requer investimento inicial baixo e é promissora

Escargot - imagem meramente ilustrativa

Edson Assis, professor do Curso CPT Criação de Escargots – A Tecnologia Correta de Criação, destaca que a grande procura pela carne de escargots, quer seja no mercado interno, quer seja no externo, exige melhores condições de criação, maiores índices de produtividade e investimento em qualidade do produto.

No entanto, antes de investir em uma criação desse tipo, é necessário entender se o investimento realmente vale a pena. Então, vamos às informações importantes:

A criação de escargots, conhecida também como helicicultura, tem despertado a atenção de muitos produtores em todo o país, haja vista que o investimento inicial não é muito alto e há boa demanda para esse tipo de produto, sobretudo para utilização em restaurantes e estabelecimentos especializados em frutos do mar. A única “exigência” para que a sua criação produza os resultados esperados, é obter todo o conhecimento técnico para desempenhá-la, pois o helicicultor precisa ser cuidadoso.

O mercado para a criação de escargots

Como mencionado, o mercado para a criação de escargot é muito promissor no Brasil. Entretanto, apesar desse aspecto favorável, o número de criadores ainda é pequeno no território brasileiro, o que se configura como uma excelente oportunidade para quem deseja ter seu próprio negócio. Experimente começar realizando uma pesquisa de mercado para mapear todas as possibilidades, buscando apresentar, futuramente, seu produto a um bom número de clientes.

Expectativas para a produção

Sempre que se fala em criação com objetivo comercial, é normal que muitos se façam a clássica pergunta: isso dá dinheiro? A depender do seu investimento inicial, seus resultados serão variáveis. Com um investimento baixo, dá para ingressar na helicicultura como uma fonte de renda extra. Todavia, se o investimento for grande, os resultados também serão melhores. Saiba planejar a sua atividade par que, sim, ela te “dê” dinheiro.

Como iniciar uma criação de escargots?

Depois de perceber que a helicicultura é totalmente viável e pode ser lucrativa, entenda como você deve iniciar a sua:

- Matrizes

O primeiro passo consiste na aquisição de matrizes, que se reproduzirão para multiplicar a sua criação. Há uma quantidade mínima inicial recomendada de 60 escargots, mas esse número pode ser ainda maior.

- Ambiente

Pelo fato de haver um grande número de espécies, é quase impossível definir condições que sejam ideais para todas. Contudo, geralmente, as regiões com climas mais baixos apresentam melhores resultados.

- Estrutura

O local para a criação não precisa ser muito grande, mas é imprescindível que ele possua água potável e umidade elevada, acima de 80% – isso porque os escargots desidratam muito rápido. Além dessas condições, precisa-se de caixas e outros equipamentos, como espátula de ferro, pulverizador de água, termômetros, higrômetro, esponja e escova de roupa.

Qual sistema devo escolher?

A forma de criação – ou sistema – pode ser escolhida livremente, observando-se as vantagens e desvantagens de cada uma:

- O sistema intensivo é desenvolvido a partir da manutenção de animais em cativeiros, sempre nas caixas;
- O sistema semi-intensivo combina a criação dos ovos em ambientes fechados com os jovens que são criados em uma área externa;
- O sistema extensivo demanda a criação dos escargots soltos ao ar livre, mas o controle de pragas, por exemplo, é dificultado.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações:

Escargots – A Tecnologia Correta de Criação
Criação do Bicho-da-seda
Criação de Minhoca para Produção de Farinha, Húmus e Matrizes

Fonte: Montar um Negócio – montarumnegocio.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!