A educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. “Desde que começou a ser introduzida mundialmente no ensino, há cerca de 30 anos, porém, ela tem falhado na preparação de indivíduos adequadamente capazes de agir nas questões ambientais, gerando a necessidade da construção de um campo teórico denominado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), associando as preocupações da Educação Ambiental convencional, com o conceito de desenvolvimento sustentável”, afirma Prof. Marcelo Caio Libânio Teixeira, do Curso CPT Educação Ambiental. Assim, é perceptível que a vertente socioambiental, poderia ser denominada apenas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Os componentes de uma EAS são:
- A sua relevância;
- A sua natureza holística;
- A sua orientação social;
- A sua fundamentação em questões bases;
- A sua ação orientada para uma educação crítica (TILBURY, 1995).
Assim, a educação que recebeu o adjetivo ambiental assume o complemento sustentável e passa, na verdade, a ser descrita mais nos termos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Sustentabilidade progressiva: o que dizem os estudiosos sobre ela?
- Educação Ambiental para a Sustentabilidade: como definir esse conceito?
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Por Silvana Teixeira.
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