
Estrutura do solo é o nome dado à agregação das partículas areia, silte e argila do solo com os outros componentes minerais e orgânicos, como o calcário, sais minerais, matéria orgânica, entre outros. A estrutura do solo está relacionada com a infiltração e o armazenamento da água no solo.
“Um solo bem estruturado possibilita uma boa e rápida infiltração da água da chuva, evitando o acúmulo superficial que favorece o escorrimento e a erosão”, afirma Elias Silva, Professor do Curso CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais. Possibilita, também, que a água infiltrada fique armazenada mais profundamente e disponível para as raízes, no caso de estiagem prolongada.
Atenção
Para manter um solo agrícola bem estruturado é necessário fazer o seu manejo de forma adequada, utilizando as práticas conservacionistas como plantio direto, terraceamento, bacias de retenção, rotação de culturas, cobertura morta, análise de fertilidade do solo, plantio em nível, uso correto de agroquímicos (agrotóxicos, herbicidas e fertilizantes químicos e orgânicos), manejo integrado de pragas, sistema de irrigação eficiente, variedades e cultivares adaptados para a região, entre outros.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Precisando saber mais sobre o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental)?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.