WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Queimadas: conheça os impactos negativos sobre o meio ambiente

As queimadas destroem o ecossistema local, provocam a morte de animais, eliminam exemplares da fauna local e trazem grandes prejuízos para a biodiversidade, além de outros impactos ambientais

 Queimadas: conheça os impactos negativos sobre o meio ambiente   Artigos Cursos CPT


Aspecto gerador de impactos ambientais negativos frequentemente utilizados no meio rural é o uso das queimadas como técnica de cultivo em pastagens e para limpeza de restos vegetais. Porém, “as queimadas destroem o ecossistema local. Provocam a morte de animais e destroem seus ninhos, eliminando mais de uma geração de alguns exemplares da fauna local, e, conforme a dimensão, trazem grandes prejuízos para a biodiversidade. Além desses prejuízos, as queimadas também provocam uma série de outros impactos ambientais”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a Distância CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle, em Livro+DVD.

O calor do fogo das queimadas altera as características físicas e químicas do solo. Elimina os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela ciclagem de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica. Queimadas provocam a redução da fertilidade pela perda de nutrientes por lixiviação e altera o pH do solo. Diminui a capacidade de infiltração de água do solo, provocando o seu ressecamento, podendo levar à desertificação. A fumaça causa poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde das pessoas locais. Prejudica a visibilidade nas rodovias provocando acidentes de trânsito. A prática das queimadas aumenta a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as alterações climáticas.

O preparo de solo é uma prática presente em todas as propriedades rurais produtivas, e por isso assume importância como causa de impactos ambientais. As operações de preparo de solo precisam ser realizadas com técnicas que protejam contra a erosão. O uso das práticas conservacionistas pode garantir que o conjunto solo/água seja preservado, evitando que ocorra erosão.

Assim como o preparo de solo, as outras operações como o plantio e os cultivos, devem ser realizadas em contorno para evitar erosão e ao mesmo tempo facilitar a infiltração da água no solo, mantendo a umidade do solo e abastecendo os lençóis freáticos. O sistema de plantio adotado na propriedade pode resultar em impactos ambientais negativos, causando danos ambientais; ou em impactos ambientais positivos, com benefícios para o meio ambiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Impacto Ambiental, como definir esse termo?
Quais os poluentes mais lançados pelo homem na natureza?
Aproveitar os resíduos sólidos gerados na zona rural é possível?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!