Artigos sobre a área Meio Ambiente

Como separar o lixo em casa de forma adequada

Separar o lixo em casa facilita a reciclagem dos materiais nos centros de tratamento e destinação do lixo urbano. A separação adequada do lixo impede que os profissionais da limpeza urbana corram riscos à saúde, além de evitar a sobrecarga de resíduos nos aterros sanitários. Se todos adotassem essa prática, o meio ambiente não sofreria diariamente tantos impactos negativos.

Aspecto ambiental: como definir esse conceito?

Aspecto é o nome que se dá ao fato causador de um impacto ambiental. Para preveni-lo, primeiramente, é preciso saber qual é a sua causa, ou seja, identificar o seu aspecto causador. Isto porque o impacto ambiental é resultante da interação do aspecto com o ambiente. Este conceito está disponível na Resolução Conama no 01 de 1986, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a...

Queimadas: conheça os impactos negativos sobre o meio ambiente

Aspecto gerador de impactos ambientais negativos frequentemente utilizados no meio rural é o uso das queimadas como técnica de cultivo em pastagens e para limpeza de restos vegetais. Porém, “as queimadas destroem o ecossistema local. Provocam a morte de animais e destroem seus ninhos, eliminando mais de uma geração de alguns exemplares da fauna local, e, conforme a dimensão, trazem...

Ciclo hidrológico: como explicar esse conceito?

Toda a água do planeta obedece a um ciclo. É o ciclo da água na natureza chamado ciclo hidrológico. “O conceito de ciclo hidrológico é a passagem da água pelos três estados físicos: sólido, líquido e o gasoso”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a Distância CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle, em Livro+DVD.

Por que preservar as nascentes? Qual a sua importância?

Nos últimos anos, tem havido notícias sobre falta de água e às vezes sobre excessos. Tem sido noticiado que a água está acabando em muitos lugares. “Mas, na verdade, não há alteração no volume total de água em nosso planeta”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a Distância CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle, em Livro+DVD.

Quais os poluentes mais lançados pelo homem na natureza?

Os efluentes líquidos e os rejeitos sólidos, provenientes de currais, pocilgas, aviários e outras granjas são exemplos de poluentes que são frequentemente lançados em rios, córregos e diretamente no solo, causando contaminação. As águas superficiais podem ser contaminadas por enxurradas, escoamento superficial e receberem diretamente a carga dos poluentes.

Impacto ambiental, você sabe o que é isso? Do que se trata?

Impacto ambiental é qualquer modificação que ocorre no meio ambiente. Um Impacto Ambiental pode ter causa natural ou resultar de atividades humanas, também chamadas de atividades antrópicas. “Um Impacto Ambiental acontece, se houver um elemento gerador. O elemento gerador se chama Aspecto Ambiental”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a Distância CPT Impactos Ambientais na...

Impacto Ambiental, como definir esse termo?

O impacto ambiental é um acontecimento capaz de causar modificações no ambiente e é consequência de algum aspecto. Um impacto é negativo quando a modificação ocorrida no ambiente for um dano ambiental. “Como exemplo de danos ambientais pode ser citado o assoreamento de cursos d’água e de nascentes, decorrente de aração, gradagem, plantio e cultivos “morro abaixo”;...

Contra a erosão do solo, 3 práticas de sucesso e inseparáveis!

A monocultura, o plantio morro abaixo e o manejo incorreto do solo para cultivo aceleram o processo erosivo. Dessa forma, a saída para controlar a erosão é usar o solo de acordo com suas capacidades e adotar práticas que contornem esse processo de degradação.

O que mais provoca a erosão do solo?

Estudos comprovam que a erosão acelerada atinge taxas elevadíssimas quando a exploração agrícola, a pecuária ou mesmo a florestal utiliza práticas inadequadas e que, até mesmo, promovem aumento ainda maior da taxa de erosão.

Atendimento Online
Quer Facilidade