WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Impacto Ambiental x Aspecto Ambiental. Qual a diferença? Como explicar?

Impacto ambiental é qualquer modificação que ocorre no meio ambiente por causa natural ou pela ação do homem. Aspecto ambiental, por sua vez, é o elemento gerador do impacto ambiental

Impacto Ambiental x Aspecto Ambiental. Qual a diferença? Como explicar?   Artigos CPT

A proteção ao meio ambiente hoje é debatida em todo o mundo, você sabia? Pois, acredite, é verdade, e no Brasil não é diferente. “A sociedade, em geral, tem consciência da importância da discussão ambiental, embora em diferentes níveis de compreensão e de profundidade. Neste sentido, discutir e debater sobre a proteção do meio ambiente é saudável, mas precisa ir mais longe”, explica Ulysses Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural – Prevenção e Controle.

E aí, por onde começar? Quer uma dica? Que tal dar o primeiro passo abordando dois temas que, apesar de diferentes entre si, andam sempre de mãos dadas? Quais são eles? Impacto ambiental e aspecto ambiental. Vamos lá?


I- Impacto ambiental
Impacto ambiental é qualquer modificação que ocorre no meio ambiente. Um impacto ambiental pode ter causa natural ou resultar de atividades humanas, também chamadas atividades antrópicas. Um exemplo? A tragédia causada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, MG, em 25 de janeiro de 2019.

O que aconteceu em Brumadinho?
Depois do rompimento de barragem em Mariana, o rompimento da barragem em Brumadinho, que acumulava rejeitos de uma mina de ferro, foi o maior acidente de trabalho no Brasil (contabilizando 270 vidas humanas perdidas e 6 desaparecidas), e o segundo maior desastre industrial do século. Apesar de ter sido classificada como “de baixo risco e alto potencial de danos” pela Vale, o que aconteceu após o seu rompimento foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país.

Quando o impacto ambiental danifica o meio ambiente, é chamado impacto negativo. Quando resulta em benefício ambiental, é chamado impacto positivo.

II- Aspecto ambiental
Um impacto ambiental acontece se houver um elemento gerador. O elemento gerador, por sua vez, é chamado Aspecto Ambiental. Nesse caso, podemos dizer que o rompimento da barragem de Brumadinho, construída pela Vale, ação inteiramente humana, que acarretou um enorme prejuízo ambiental e humano, é o elemento gerador, também chamado aspecto ambiental.

Agora, para finalizar essa parte do debate, resta dizer que o efeito de um impacto ambiental pode ter amplitude variável, atingindo uma ou mais regiões, conforme o seu potencial de danos e sua intensidade, adquirindo, assim, diferentes níveis de importância. Conhecendo o aspecto gerador de um impacto, em uma atividade, por sua vez, é possível fazer a sua previsão e adotar medidas preventivas, ainda na etapa de planejamento da atividade que será implementada. Em todos e quais quer casos, “é melhor prevenir um impacto ambiental que remediá-lo depois.”

Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) a seguir:


Precisando saber mais sobre o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental)?

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Fonte/Pesquisa: Wikipedia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!