
A erosão é o processo responsável pelo desgaste e empobrecimento dos solos agrícolas, reduzindo a produtividade das culturas e exigindo cada vez mais o uso de adubos e corretivos.
“Dentre os prejuízos ocasionados pela erosão, nenhum, talvez, seja mais maléfico que a perda do próprio solo, que é uma perda irreversível, pelo menos por várias gerações”, explica José Dermeval Saraiva Lopes, Professor do Curso CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo.
Junto com o solo, que é arrastado pela enxurrada, são perdidos adubos, sementes, plantas e cercas, além de diversos produtos químicos (agrotóxicos) que irão poluir córregos, rios, lagos etc.
No solo erodido, a planta vai mal e produz pouco; esse solo exige maior cuidado e maior gasto com sementes (ocorrem muitas falhas) e adubos (as plantas respondem pouco às adubações). Por outro lado, apresenta menor valor de venda, pois fica cada vez mais raso, pobre, seco e menos produtivo.
A erosão acelerada deve ser controlada, pois ela promove a perda da camada superficial do solo que é aquela na qual estão em maior quantidade os elementos que podem ser retirados pelas plantas para a sua nutrição e à custa dos quais as culturas se desenvolvem.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente
Por Daniela Guimarães
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.