WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que preciso saber sobre educação ambiental?

A educação ambiental tem como finalidade promover uma relação harmônica entre o homem e a natureza

Educação Ambiental - imagem ilustrativa

Marcelo Libânio, professor do Curso CPT Educação Ambiental, explica que já há algumas décadas, nota-se a crise ambiental que vem pairando sobre o planeta. Os recursos naturais do mundo todo têm entrado em risco de escassez ou inutilização por causa de contaminações, o que gera grandes dúvidas a respeito das condições da existência humana no futuro.

Nesse contexto, a educação ambiental surge como uma grande ferramenta de combate aos crimes ambientais, pois cidadãos corretamente informados, cientes da importância da natureza e da influência de suas ações nos sistemas naturais, têm mais discernimento para intervir de modo positivo nas gestões públicas, exigindo decisões a favor da qualidade do meio ambiente.

Tendo como principal objetivo promover a conexão entre pessoas e a natureza, educar as pessoas ambientalmente é uma estratégia eficiente e necessária, haja vista a necessidade de preservação e o entendimento do significado de sustentabilidade. Sabendo que você é o principal agente nesse processo, acompanhe a seguir informações importantes sobre a educação ambiental:

- Objetivos

Em primeiro lugar, deve-se entender quais são os principais objetivos da educação ambiental. De forma ampla, como mencionado, ela tem a finalidade de criar uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Esse conceito não está relacionado a um ponto de vista particular, mas sim à resolução de problemas que estejam relacionados a tudo o que é natural. Conscientizar as pessoas sobre a importância e sobre como lidar com o meio ambiente – sem que haja prejuízo a ele – é uma meta.

- Importância

É fácil perceber o porquê de a educação ambiental ser tão importante, sobretudo nos dias atuais. O ser humano se relaciona com o meio ambiente a todo o tempo e, para que esse relacionamento seja harmônico, é necessário resgatar nas pessoas o sentimento de pertencer à natureza. O desenvolvimento socioeconômico não pode distanciar o homem das suas origens, fazendo com que ele não reconheça o quanto o meio ambiente é importante e o quanto as pessoas o agridem.

- No Brasil

Já há alguns anos, foram instituídos no Brasil documentos, tratados e até leis que orientam a todos sobre como lidar com a natureza. Nosso país foi o primeiro da América Latina a estabelecer a educação ambiental como ferramenta efetiva de ação para a busca de padrões de sociedade sustentáveis, ou seja, a sociedade tem que estar inserida no conceito de sustentabilidade.

- Caminhos

Observa-se que são dois os caminhos pelos quais a educação ambiental passa. Enquanto o primeiro é chamado de conservador e está mais sólido socialmente, o segundo, conhecido como crítico, demanda mais atuação e transformação no que diz respeito ao meio ambiente. Em outras palavras, o olhar conservador tem como princípio difundir princípios ecológicos gerais para que se atinja mudanças comportamentais, ao passo que a visão crítica requer ações efetivas para que seja possível enfrentar as crises ambientais atuais.

- Projetos

Todos os projetos que tenham como eixo principal o conceito ambiental devem estar inseridos no contexto ao qual serão aplicados e têm três propósitos diferentes: a solução de um desafio ambiental que já existe, a prevenção de um risco em potencial e a busca por melhora em algum aspecto específico do meio ambiente.

Educação ambiental e desenvolvimento social

Ao contrário do que muita gente acredita, a educação ambiental não tem como missão frear o crescimento socioeconômico para que assim o meio ambiente possa ser preservado. Ela almeja o bem-estar social e a preservação para que o desenvolvimento seja considerado sustentável.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Educação Ambiental
Reposição Florestal
Recuperação e Conservação de Nascentes

Fonte: FIA – Fundação Instituto de Administração – fia.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!