
Os reservatórios subterrâneos de água são os responsáveis pela manutenção das nascentes que, por sua vez, abastecem os cursos de águas superficiais. Como os reservatórios subterrâneos são formados a partir da água que infiltra através da superfície do solo, fica fácil entender que, para manter o fluxo dos cursos de águas superficiais, é necessário criar condições para que um grande volume de água das chuvas infiltre através da superfície do solo e chegue até aos reservatórios subterrâneos, garantindo o fluxo dos cursos de água durante o ano todo, inclusive na época da seca.
Assim, pode-se concluir que todo e qualquer planejamento, no sentido de conservar ou recuperar uma nascente, tem como princípio básico criar condições favoráveis no solo para que a água de uma chuva possa infiltrar ao máximo, indo se depositar num aquífero que, por sua vez, irá abastecer uma ou mais nascentes que se encontrem associadas a ele.
Segundo Paulo Santanna e Castro, Professor do Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes, “O que leva uma nascente a secar é a diminuição da capacidade do solo em infiltrar a água da chuva através da superfície do solo”. Abaixo, os principais fatores que favorecem o secamento de nascentes e possíveis medidas para evitar o problema:
1- Pastagens |
Para se reduzir o grau de compactação do solo e os processos erosivos em áreas com pastagens, é necessário que se proceda a sua estabilização, para que, posteriormente, se possa adotar técnicas de conservação. A ocupação dessas áreas com vegetação rasteira vai ocasionar na camada superficial do solo, sua melhor fixação, além de maior acúmulo de matéria orgânica, facilitando a penetração da água da chuva. Assim, a água da chuva que ficou armazenada no solo irá percolar até a primeira camada impermeável e alcançará a depressão na qual aparece a nascente.
2- Desmatamento |
A substituição da mata por pastagens, nas áreas de encosta, requer um planejamento adequado, de forma que exista um equilíbrio entre a quantidade de animais e a capacidade suporte da pastagem. Uma alternativa que resulte no melhor aproveitamento do pasto e na menor compactação do solo é o pastejo rotacionado, ou seja, a subdivisão da área em piquetes.
3- Cultivos agrícolas |
Quando se deseja aproveitar as áreas de encosta, onde havia floresta, com cultivos agrícolas, as técnicas de conservação do solo adotadas deverão ser capazes de evitar a formação de erosão e a compactação do solo.
4- Pisoteio de animais |
Outro cuidado que se deve ter durante o procedimento de recuperação de uma nascente é o isolamento da sua área de contribuição dinâmica. Essa medida não permite o pisoteio de animais, evitando a compactação da área e, também, os riscos de contaminação biológica do lençol freático.
5- Vegetação inadequada |
Uma vez que o lençol freático encontra-se próximo da superfície do solo, não se deve implantar, nas proximidades dessa área, vegetação com grande capacidade de retirada de água.
. Importante
Os processos de recuperação e conservação das nascentes são bastante complexos. Por isso, aconselha-se que tais medidas sejam assessoradas por técnicos especializados.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Outras matérias relacionadas à área:
- Biomas do Brasil - Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias
- Poço caipira - método mais usado no meio rural para o tratamento de água
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Marlene Aniceto de Araújo Baracho
1 de ago. de 2020Boa tarde Estou triste pq na parte de terra que herdei dos meus mais havia 03 olhos d'água, mas agora qdo recebi a parte da terra percebi que os olhos d'água secaram, o que me entristeceu muito. Gostaria de saber se não tem como recupera-los.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de set. de 2020Olá,Marlene
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região para que o mesmo possa orientá-la de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Katia Silene fideles
22 de jun. de 2020Eu estou com um probleminha tinha um nascente a muitos ano. Antes deu comprar ela secou e o antigo proprietário plantou o eucalipto mais ficou assina do plantio de eucalipto ficou uma mata onde era o macete que eu faço pra ela voltar me ajudar por favor mais embaixo tem outro macete mais estar muito pouca.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de jun. de 2020Olá,Katia
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região para que o mesmo possa orientá-la de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Joseane
23 de abr. de 2020A qual órgão devo pedir ajuda para recuperar estas nascentes e formar um pequeno lago em propriedade rural?... Ps. Um finado vizinho havia feito isto, mas infelizmente não tive ideia desta possibilidade na época e agora não sei p q órgão pedir ajuda! Desde já grata!

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de abr. de 2020Olá, Joseane
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O CPT disponibiliza o curso - Recuperação e Conservação de Nascentes, onde você aprende a importância dos recursos hídricos, conhece os principais tipos de nascentes, os fatores que influenciam negativamente e estratégias para recuperá-las e conservá-las. Todos estes ensinamentos são passados pelo especialista na área.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Maria Isabel L Mattos
14 de nov. de 2019Temos um sítio em família por volta de 55 anos e recente por volta de 6 anos essa nossa nascente veio a diminuir seu volume d'água devido ao desmatamento na área onde ela se localiza que é no vizinho. Como herdamos e o novo morador tbm comprou essa propriedade houve esse desmatamento ! Ela já está registrada no CAR e toda área em volta dela . Seria possível recuperar essa nascente ? Porque estamos racionando da melhor maneira possível! grata

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov. de 2019Olá,Maria Isabel
Como vai?
Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região, para que o mesmo possa analisar a situação e assim orientá-la dr forma mais eficiente.
Temos o curso: Recuperação e Conservação de Nascentes que levará você a conhecer as técnicas para recuperar e conservar nascentes, importantíssimo para garantir água em qualidade e quantidade.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Laura Maria Rosa de Souza
27 de abr. de 2019Comprei uma chácara em uma cidade no interior de Minas Gerais o antigo dono disse q a nascente secou a mais d 1 ano, como faço para recuperar a nascente? Como faço para fazer o curso recuperação e preservação de nascentes?

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de abr. de 2019Olá Laura Maria Rosa,
Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.
Através de algumas técnicas que você aprenderá no curso, será possível recuperar a nascente da sua chácara.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o nosso curso.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Fandte Machado
18 de mar. de 2019Tenho uma area rural demais ou meno 45 alqueres de terra no municipio de Rio Vermelho MG e perto da sede tinha uma nascente que secou devido desmatamento em terra do vizinho, gostaria de saber como faço pra recurerar pois na epoca de chuva ela volta a correr

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de mar. de 2019Olá, Fandte!
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

JOSE PEDRO DA SILVA FILHO
15 de mar. de 2019Moro em São João do Paraíso MG norte de Minas Gerais. Sou conselheiro do CODEMA E DO COMEIA nas causa ambientais e principalmente na causa da falta de água em nosso município e região. Gostaria de saber o que se pode fazer de melhor quando tudo está errado. OU melhor peço ajuda no sentido de conscientização de toda a sociedade. Do empreendedor que planta eucalipto; produtor rural pequeno médio e grande; do pecuarista; dos gestores e administradores públicos onde tudo possa ser planejado e executado ecologicamente correto.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de mar. de 2019Olá, José Pedro!
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

Maria Endringer Anholeti
2 de out. de 2018Gostaria de recuperar uma nascente que secou. Como faço para recuperá-la?

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de out. de 2018Olá Maria,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Temos o curso Recuperação e Conservação de Nascentes, que podera te auxiliar, nossas consultoras entraram em contato com mais detalhes.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

CARLA SIMONE NUNES
25 de set. de 2018Sou do grupo de ajuda humanitária Amigos de Minas e estamos empenhados em resolver a seca no norte de Minas. Dia 13 de outubro faremos perfurações para retirada de água (poços). No entanto sabemos da importância e necessidade em realimentar esses lençóis. Solicitamos uma ajuda técnica para este fim para recuperação das antigas nascentes. Por gentileza, entrem em contato.

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de set. de 2018Olá Carla,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos entrar em contato com algum especialista na área.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Christiano Sahina
2 de set. de 2018Gostaria de saber como faço para encontrar uma Nascente que secou e se é possível fazer com que ela revitaliza?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de set. de 2018Olá Cristiano,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. É possivél sim, temos o Curso Recuperação e Conservação de Nascentes que poderá te auxiliar.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto